Hanashitando 3. Partícula の ''NO''



A partícula  indica que o substantivo ou o outro termo que a precede qualifica ou restringe o substantivo que a sucede. Simplesmente  partícula de posse.

(1)  これはわたしの本です。(kore wa watashi no hon desu.)
       ''Este é o meu livro.''

(2)  あれは木の机です。(are wa ki no tsukue desu.)
       ''Aquela é uma escrivaninha de madeira.''

A partícula liga substantivo com substantivo, ou com palavras ou frases que correspondem ao substantivo. A palavra anterior modifica a posterior, e tem vários significados (exceto o exemplo ''D'' abaixo). A ordem de ligação das palavras é inversa à do portguês.

''Classe,posse,família,etc.''


(3)  わたしはインドのラオです。(watashi wa indo no rao desu.) ''Eu sou Rao, da Índia.''
(4)  これはわたしの本です。(kore wa watashi no desu.) ''Este é meu livro.''
(5)  NTCはコンピューターの会社です。(NTC wa konpyuutaa no kaisha desu.) 
       ''A NTC é uma empresa de computadores.''

=======================================================================

O substantivo que vem depois é substantivo que exprime ação ou substantivo originado de verbos, indicando o objeto.

(6)  タイプの使い方を教えて下さい。(taipu no tsukai kata wo oshiete kudasai.)
      ''Ensine-me a maneira de usar a máquina de escrevr.''

''Indica relação ao tempo e espaço.''

(7)  昨日の晩勉強しましたか。(kinou no ban benkyou shi mashita ka.)
       ''Você estudou ontem à noite?''

(8)  机の上に本があります。(tsukue no ue ni hon ga ari masu.)
       ''Há um livro sobre a mesa.''

========================================================================

D. (9) Mesmo significado de ~ の もの
       
           この本はわたしのです。(kono hon wa watashi no desu.)
           ''Este livro é meu.''

    (10)  Mesmo significado de もの
           
             小さいのを見せてください。(chiisai no wo misete kudasai.)
             ''Por Favor,mostre-me um menor.''









0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*