Kakemono ( Kakejiku ) – Pergaminhos japoneses de parede
Todo bom descendente de japonês, dever ter em alguma parede de sua casa, como decoração, um Kakemono (挂物 )ou Kakejiku ((挂轴) (pergaminho japonês). O Kakemono é uma verdadeira expressão da arte e faz parte da decoração ornamental de uma casa japonesa, assim como o Ikebana.
O Kakemono geralmente tem o formato vertical, feito
totalmente de maneira artesanal, com papel de seda ou tecido e
emoldurada com papel brocado. Alguns podem até ser feitos com fios de
ouro ou pedras preciosas. Desta maneira, o preço é bastante variável,
podendo chegar a milhões de ienes.
No conteúdo do Kakemono pode conter uma figura (animais,
flores, paisagens, personagens da cultura japonesa ou do folclore
japonês ou então uma caligrafia como um provérbio ou uma poesia. Todos
possuem uma expressão artística, independente do seu valor. São
realmente magníficos!
A Origem
A kakemono (挂物) , "pendurado"), mais comumente referido como
um kakejiku (挂轴) ", pendurado" rolar), é um japonês de rolagem pintura
ou caligrafia montada normalmente com seda bordas de tecido sobre um
suporte flexível, para que ele possa ser rolados para armazenamento.
Em oposição a makimono , que são destinadas a ser desenrolado lateralmente em uma superfície plana, uma kakemono
se destina a ser pendurada em uma parede, como parte da decoração
interior de um quarto. É tradicionalmente exibido na tokonoma alcova de
uma sala especialmente desenhada para a visualização de objetos
frisados.
Quando exibido em uma chashitsu , casa de chá ou para a tradicional cerimônia do chá , a escolha do kakemono e seus complementares arranjo de flores ajudam o ambiente espiritual da cerimônia. Muitas vezes, o kakemono usado para este arcará com a caligrafia de uma frase Zen na mão de um mestre Zen distinto.
Em contraste com Byobu (biombo) ou shohekiga (pinturas murais), kakemono podem ser facilmente e rapidamente alterado para coincidir com a época ou ocasião.
O kakemono foi introduzido no Japão durante o período Heian
, principalmente para a exibição de budistas imagens para veneração
religiosa, ou como um veículo para mostrar a caligrafia ou a poesia . A
partir do período Muromachi , paisagens , flores e pinturas de pássaros, retrato , ea poesia tornou-se a temas favoritos.
Desde o final do século 20, pendurando pergaminhos de anime e
manga , bem como personagens de filmes de kung fu estrelas são populares
na América do Norte .
Se a largura é menor do que a altura, ele é chamado um trabalho
vertical (竖 tatemono ? ) ou Scroll Permanente tatejiku ? ) (verificação
das necessidades), se a largura é maior que a altura, ele é chamado de
horizontal trabalho (横 yokomono ? ) ou de rolagem horizontal yokojiku ?
).
O "Maruhyousou" estilo de kakejiku tem quatro seções distintas
nomeado. A seção superior é chamado de céu "dez". O fundo é a terra
"chi" com o "hashira" pilares de sustentação do céu e da terra nas
laterais. O estilo maruhyousou, (não foto acima) também contém uma seção
de "Ichimonji" feita a partir de fios de ouro "kinran".
Em observação, o Ten é maior que o Chi. Isto é porque no passado, Kakemono
eram vistos a partir de uma posição (seiza) ajoelhado e desde a
perspectiva para o "Honshi" trabalho principal. Esta tradição continua
até os tempos modernos.
Há uma haste cilíndrica chamada jikugi (轴木) na parte
inferior, que se torna o eixo ou centro do pergaminho enrolado. Os
botões terminar nesta vara são em si chamado jiku, e são utilizados como
agarra quando enrolar e desenrolar o pergaminho.
Outras partes do pergaminho incluem o "jikubo" referenciado acima como a jikugi.
A parte superior da haste de madeira meia-lua em forma é chamado de
"hassou" ao qual o "kan" ou loops de metal são inseridos, a fim de
amarrar o "kakehimo" pendurado de discussão.
Anexado ao jikubo são os "jikusaki", o termo usado para os botões
final, que pode ser barata e feita de pedaços de plástico ou
relativamente decorativos de madeira de cerâmica ou laqueadas. Madeira
decorativa adicionais ou peças de cerâmica são chamados de "fuchin" e
vêm com borlas multicolores. A variação no, kakehimo jikusaki fuchin e fazer com que cada rolagem mais original e único.
Tipos de pergaminhos
Existem vários sistemas de nomenclatura para estilos de pergaminhos. O
sistema de nomeação primeiro tenta classificar o livro baseado na
estrutura dos componentes do "rolar". Ele usa os termos formais 真 Shin /
Semi-formal 行 Gyou / Informal 草 Sou para descrever os aspectos do
design. Outros sistemas de nomenclatura usar nomes direta que vai usar o
formato exato um rolo de papel deve conter. Naming varia, por escola ou
região de onde o Hyougushi treinados.
Além disso, as escolas de Toko nenhum projeto Ma utilizar nomes
que conflitam com aqueles usados por Hyougushi. Uma escola de Toko
nenhum projeto chamado Ma 雅道 Gadou chama um tradicional 丸表具 Maru estilo
Hyougu rolar uma見切りrolagem estilo Mikiri. Amostras de alguns tipos de
rolagem serão listados abaixo.
O Hyougu Maru, que é um estilo fundamental e básica de
rolagem, é colocada no estilo informal de rolagem.
A principal característica desses pergaminhos são o uso de apenas um
pano único para todas as partes do pergaminho, e as Ichimonji fronteira
com a arte do deslocamento.
Estes rolos de papel uma falta 中廻し chuumawashi que é tipicamente
um rolo de seda com um padrão de 唐 karakusa 草 no pano. Estes são feitos
geralmente com cores sólidas no Japão. Alguns livros lista isso como um
estilo de rolagem não Sou Gyou, mas Taishin Sagawa de Shibuya Kakejikuya não colocar isso em qualquer categoria de estilo de rolagem.
História do Kakemono – Kakejiku
Período Heian (794 – 1192)
Kakemono suspenso.
O primeiro Kakejiku foi trazido da China, por missionários
budistas que realizavam pinturas em pergaminhos para espalhar a sua
religião. Depois que o budismo foi introduzido no Japão, o estilo kakemono suspenso, passou a ser difundido.
Período Momoyama (1573 – 1600)'
Kakemono suspenso.
Dois grandes soberanos representaram este período. Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi. Eles gostavam de realizar a cerimônia do chá(Chanoyu) em uma sala especial chamada “Tokonoma“.
Essa sala era considerada o espaço que liga a arte e a vida cotidiana e
era onde ficava a maioria das artes, incluindo os pergaminhos.
Seu principal objetivo do Kakejiku é de dar boas vindas aos visitantes da casa, assim como o Ikebana
é responsável pela harmonia do ambiente. As técnicas de pintura e de
montagem do Kakejiku também foram se desenvolvendo e foram criados
diversas figuras e poemas, provenientes de vários artistas.
Período Edo (1603 – 1868)
Kakemono com Hankô (inkan).
Esse período no Japão foi bem pacífico e isso contribuiu para o surgimento de muitos pintores. O Kakejiku
começou a se popularizar entre o povo e já não era apenas os soberanos
que os tinha em suas casas. Nessa época começou a ocorrer competições
entre os pintores.
Após o Período Meiji (1868 ~)
Kakejiku herdados dos seus ancestrais.
Com as competições, os pintores se aprofundaram sem suas técnicas e
ganharam mais liberdade de expressão, aumentando a variedade de desenhos
e manuscritos com provérbios. Cada autor marca sua obra com seu Hankô
(inkan), que é a forma usada para assinar no Japão.
As obras se popularizaram de vez após a Segunda Guerra Mundial,
se tornando item obrigatório nas residências japonesas por todo o país.
Os mais belos pergaminhos foram feitos à partir dessa data e no
Japão é comum muitos colecionadores de Kakejiku, que possuem pergaminhos
seculares e de inestimável valor.
Algumas famílias também possui Kakejiku herdados dos seus ancestrais e que são repassados através das gerações.
Cuidados que se deve ter com o kakejiku
Como qualquer obra de arte, existem alguns cuidados que se deve ter
com o painel japonês. O ambiente que ele ficar, não deve estar muito
úmido e nem muito seco.
Os japoneses não costumam deixá-los na parede por muito tempo. De vez em quando é preciso guardá-los na sua caixa especial, o “kiribako”.
O Kiribako, geralmente é feito de madeira especial que
mantém a umidade constante e protege o pergaminho contra a corrosão. Nas
duas extremidades da barra de rolagem do Kakejiku,geralmente tem “Fuchin” , que são pingentes que servem para dar peso ao pergaminho. O Kakejiku,
geralmente é bastante leve e o “Fuchin” serve para manter o equilíbrio,
evitando que o painel fique balançando por causa do vento.
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