Língua de Sinais Japonesa


Existe milhares de Línguas de sinais espalhadas por todo mundo, cada país possui sua própria versão. E no artigo de hoje vamos conhecer detalhes sobre a Língua de sinais do Japão.
A língua de sinais japonesa é conhecida como 日本手話 (nihon shuwa), já foi conhecida como temane, e é mundialmente conhecida com as siglas JSL - Japanese Sign Language.
A língua de sinais japonesa possui um vocabulário e uma gramática diferente do japonês falado. É um pouco parecido com as línguas de sinais taiwanesa e coreana. A linguagem de sinais japonesas não utiliza apenas as mãos e os braços, se utiliza também os olhos, as sobrancelhas e a mandíbula.

Curiosidades sobre o nihon shuwa

Mais de um 95% da comunidade surda do Japão entende a língua de sinais japonesa, aproximadamente 80% entende o alfabeto datilológico e a televisão. Existem mais de 100 escolas para surdos, a primeira se fundou em Kyoto em 1878. 
No Japão o dedo do meio é usado na linguagem de sinais para fazer o sinal de irmão. Apesar da ocidentalização, o dedo do meio não costuma ser usado para insulto no Japão. 
O kanji é mais usado que o alfabeto hiragana na linguagem de sinais. A linguagem de sinais também sofre alterações de acordo com a província e região do país. 
Existe algumas obras como animes e doramas que fazem uso da linguagem de sinais como gangsta, Orange Days, Babel e outros.
Pessoas com deficiência auditiva devem usar um adesivo especial no veiculo .

Diferenças entre a língua de sinais do Japão e do brasil 


Fonte: skdesu.com


2 comentários:

  1. e como ficam os kanas com dakuten? ga, za, pa...

    ResponderExcluir
  2. muito legal sou interprete mas nunca tinha visto sinais do jpão embora ame a lingua japonesa e esteja ate mesmo estudando

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*