Formas verbais 動詞形 / Forma「-た」


Verbos na forma -た ou -だ são usados para indicar; que a ação aconteceu no passado ou que já foi completada.

Exemplo:

昨日きのうあめりました。Ontem choveu.

その カメラ はいついましたか。Quando você comprou essa câmera?

いまたばかりです。Acabei de chegar.

いにいったときもうれていました。Quando fui comprar já não havia mais nada.

Mas vamos passar os verbos na forma -ます para forma -た substituindo -ます por -ました e -ません por -ません でした.
きます => きました / きません => きませんでした
べます => べました / べません => べませんでした

No estilo comum, para mudar a forma -て para a forma -た muda-se o え final para あ.

    行      いく       って    った
    食      たべる   べて    べた

No estilo comum, para mudar os verbos na forma negativa em -ない para a forma -た muda-se o -ない final para -なかった.

    行      いく   かない   かなかった
 べる   べない   べなかった

E ai gostaram? a forma -た é feita assim como a forma -て então não tem como se perder. Aproveitem e vejam a Forma ーて


頑張がんばって



0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*