Gestos Japoneses

O japonês é considerado um idioma de difícil aprendizado, devido ao seu sistema de escrita, seus diversos símbolos fonéticos e milhares de ideogramas. Para facilitar a comunicação, ou complicar, existem gestos que fazem parte da comunicação não-verbal e que é importante saber para não cometer erros ao se comunicar.
Aqui vai alguns gestos simples para você ver como são!

Yakuza

O gesto que representa a yakuza, máfia japonesa, é como se fosse uma linha desenhada com a unha de seu dedo indicador que vai da orelha até o queixo. O gesto indica uma cicatriz adquirida por meio de uma briga ou algo do gênero.


Feio

O seguinte gesto surgiu com a noção de que o nariz arrebitado é uma característica feia. Sendo assim, é considerado embaraçoso mostrar as narinas aos outros. Normalmente, esse gesto é usado para se referir à aparência de uma mulher.


Este gesto formando um círculo com polegar e indicador significa "DINHHEIRO"

Este gesto é para dizer que tem "Namorada,amante ou Esposa".
   Como os japoneses não declaram sua namorada, amante ou esposa para seus amigos oficialmente, principalmente no primeiro encontro, eles usam este gesto para avisar aos seus amigos discretamente para que suas companheiras não percebam isso.
  
  Aliás, os japoneses têm costume de esconder o fato de ter namorado ou namorada, ao contrário do costume brasileiro, no qual os brasileiros exibem a existência do namorado ou da namorada.


Este cruzar de dedos mindinhos é um ritual que chama-se Yubikiri Genman. Eles estão fazendo uma promessa entre eles.Na hora, os japoneses costumam cantar uma canção bem curtinha.
  "Yubikiri Genman Uso Tsuitara Hari Senbon Nomasu. Yubi Kitta!!"
  "Se não cumprir suas palavras, fazer outra pessoa engolir mil agulhas."


Banzai
Atire ambas as mãos para cima, enquanto grita “banzai”
Gambare!
O termo expressa boa fortuna ou felicidade
Após um jogo, o time vencedor com freqüência grita banzai três vezes bem alto, o que é chamado “banzai sansho”. Isto é semelhante ao “viva!” no ocidente. “Doh age” (atirar uma pessoa para o ar) é também uma prática comum após um jogo praticado apenas entre homens. Os jogadores formam um círculo, atiram um deles para o ar, segurando quando está para cair, depois jogam para o alto novamente e o apanham três ou quatro vezes. Na maioria dos casos, “doh age” é um ato de apreço à pessoa, geralmente o gerente da empresa ou o líder do time ou do grupo. Se vir esta cena, não pense que os envolvidos pertencem a uma torcida organizada!
ATENÇÃO: Mas se as mãos não estiverem totalmente estendidas, e sim curvadas nos cotovelos, significa rendição.
Eu não sei ou isto é errado!
Balance a mão perto da boca com o dedo polegar próximo da face
Gambare!
Algumas vezes balança-se a cabeça ao mesmo tempo. Algumas a cabeça ao mesmo tempo. Neste caso, a cabeça e a mão vão se mover em direções opostas. Quando este gesto é visto, por exemplo, ao se perguntar direções, implica que a pessoa não entende português ou não sabe como ajudar. Serve como aviso para simplesmente procurar a ajuda de outra pessoa.
Furioso
Aponte seus dedos indicadores sobre a cabeça, imitando os chifres de um monstro
Gambare!
No Japão, este gesto é chamado “okanmuri”. Quando um homem casado diz “okanmuri” e faz este gesto, existe uma boa chance de que sua esposa esteja muito brava. Este gesto é usado apenas para se referir a outra pessoa.
Aquelas pessoas estão no meio de uma briga ou discussão
Dificilmente se verá algum japonês lutando com uma katana nos dias atuais. De qualquer modo, se encontrar alguém lutando com uma katana, não fique parado tirando fotos! Trate de dar no pé!
Gambare!
Faça uma cruz com os dedos indicadores de ambas as mãos, e mova um dedo na frente do outro numa sucessão rápida, imitando uma luta com katana (espadas japonesas).

Demissão
Demissão
Estenda a parte de trás de sua mão ao lado do pescoço e deslize-a horizontalmente como se estivesse cortando fora sua cabeça
Gambare!
Este gesto é usado ao se falar sobre alguém Este ao se falar sobre alguém que foi demitido.

Barreira
Barreira
Faça um sinal da paz (em forma de “V”) com ambas as mãos e cruze o dedo médio com o indicador
Gambare!
O gesto representa que você está levantando uma barreira contra coisas sujas ou pessoas que podem lhe contaminar. Significa “não me toque”. Há variações deste gesto, dependendo da idade ou da área. Alguns dizem que se chama “engacho”. De qualquer modo, considerando a sua origem, tem-se a impressão de que a figura acima é a representação mais fiel do original. O gesto pode ter sido alterado de acordo com a maneira como as crianças o utilizavam. O movimento de desenhar um triângulo usando ambas as mãos à sua frente também simboliza uma barreira!

Namorada (KANOJO)
Aponte seu dedo mínimo para cima
Gambare!Kanojo significa uma namorada firme, fiel.
Este gesto é classificado como vulgar, mas costuma ser aceito na frente dos outros.
Não é recomendado seu uso por mulheres.




Namorado (KARESHI)
Aponte seu dedo polegar para cima
Gambare!
Kareshi significa um namorado firme, fiel.
O gesto é visto como vulgar, mas pode ser considerado adequado.
Também não é recomendado seu uso por homens.

Venha até aqui ou Retire-se?
Venha até aqui ou Retire-se?
Algumas vezes, o gesto “venha até aqui” pode ser Algumas vezes, o gesto “venha até aqui” pode ser confundido com “retire-se”. confundido com “retire-se”. Os dois podem ser difíceis de distinguir, mas um aceno de cabeça, e o fato de a pessoa estar olhando para você e sorrindo, indicarão que o gesto significa “venha até aqui”. Ao determinar “retirese”, o interlocutor geralmente não fará contato com os olhos.
Gambare!Venha até aqui! (Esquerda)
Com a palma de sua mão virada para baixo, balance sua mão para baixo em sua própria direção. Algumas pessoas usam as duas mãos para gesticular para uma criança
Retire-se! (Direita)
Com a palma da mão voltada para baixo, balance a mão como se estivesse tentando sacudir algo.



Obake

O site JapanesePod101, que ensina japonês por meio de aulas em áudio, elaborou uma série de vídeos em que apresentam gestos japoneses e seus significados. Confira o gesto referente a obake:




E para completar a sessão tem aqui o donwload do livro 70 Japaneses Gestures (70 gestos japoneses) está em inglês mas é facil de entender!





Fontes
http://www.nipocultura.com.br/?p=1592
http://traducao-japones.blogspot.com.br/
http://gambare.uol.com.br

2 comentários:

  1. =/ Não está dando para baixar o livro.. queria saber se tem como colocar novo link? Obrigada! XD

    ResponderExcluir
  2. desculpa por isso.. o link ja foi recuperado.. obrigada por avisar ^^

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*