Dias da Mães no Japão

O segundo domingo de maio é comemorado o Dia das Mães em várias partes do mundo. No Japão também se comemora e é chamado de Haha no Hi ((ははのひ). Porém, originalmente foi comemorado desde 1931, no dia 6 de março, em homenagem ao aniversário da imperatriz Kojun (mãe do imperador Akihito). No entanto, muitos historiadores afirmam que o feriado foi introduzido por missionários cristãos em 1913.

Origem e História do Dia das Mães no Japão

Instituído pela União imperial da Mulher em 1931, o festival se espalhou por todo o país por volta de 1949. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, os costumes ocidentais foram completamente proibidos no Japão e assim a tradição de comemorar o Dia das Mães chegou a um impasse. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial, que o feriado voltou a ser celebrado no Japão.




Muito além de ser apenas um feriado comercial, no Dia das mães é dia de mostrarmos nosso amor e nosso apreço por aquela que nos deu a vida. No Japão, é também uma oportunidade para as crianças (especialmente aqueles entre 6 e 14 anos) de expressarem seus sentimentos, além de homenagear e agradecer suas mães por tudo que fizeram por nós.
Nesse dia, as famílias costumam ir a parques ou praças para um passeio em família. É comum também as crianças irem para a cozinha, preparar algo especial para agradar suas mães e também participam de um concurso de arte, onde desenham um retrato de suas mães, como forma de homenageá-las. Esses desenhos, chegam a viajar para outros países, sendo compartilhado com o mundo.
O presente mais popular no Japão no Dia das Mães são os cravos vermelhos, rosas ou amarelas. Cravos são considerados símbolos das mães por causa de sua doçura, pureza e resistência e nesses dias que antecedem o Dia das Mães, as floriculturas aumentam os preços de maneira absurda. Um buquê de cravos podem chegar a 3.000 ienes (cerca de 50 reais). Ao contrário do Brasil, no Japão não é muito comum se mandar cartão no Dia das Mães.
Porém, as lojas oferecem uma gama de possíveis presentes para elas como lenços, cachecóis, bolsas, carteiras, jóias, entre outros. Neste dia, também são feitas orações especiais em escolas e lugares públicos para homenagear as Mães. Muitas famílias aproveitam a data para comer fora e por isso é comum encontrar restaurantes e centros comerciais lotados nesse dia.
Alguns pratos “de mãe” japoneses são (os equivalentes aos nossos “arroz com feijão”, “macarrão com molho de tomate”, e tantos outros):

  • Niku-jaga - cozido à moda japonesa
  • Tamago-yaki - omelete enrolado japonês
  • Kimpira Gobo 
  • Mishoshiro – sopa de misô
  • Takikomi Gohan – arroz com legumes e carne
  • Chawan-mushi – creme de ovos salgado
  • Gyu-don – arroz com carne
  • Tonjiru - sopa de carne de porco, miso e legumes

Fonte: Japão em foco

Um comentário:

  1. Olá! Cheguei agora há pouco em seu blog através de um link em seu perfil no Otaku. Olhei o conteúdo meio que superficialmente, mas quero agora mesmo dizer que está de parabéns pela iniciativa. Espero que continue com o site. Ok? 

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*