Premiado mangá estará disponível autor não irá solicitar royalties



mangacopy
Shuho Sato, o escritor de “Burakku Jyakku ni Yoroshiku”, em português (“Diga olá para Black Jack”), planeja disponibilizar o mangá gratuitamente sem royalties.
Isso significa que após 15 de setembro, qualquer pessoa no mundo estará livre para romancear, televisionar, cria mercadoria, ou adaptar de qualquer forma a obra original tanto para fins comerciais ou não comerciais, sem ter que pagar royalties. Este é o mais recente movimento em busca de alternativas ao modelo “ultrapassado” de direitos de propriedade intelectual.
No inicio do ano Sato havia cortado laços com o diretor original de Burakku Jyakku ni Yoroshiku e colocou todo seu trabalho em seu próprio site MangaonWeb. Os detalhes ainda serão confirmados, mas Sato está dizendo que ele irá abrir mão de seus direitos autorais, mas que ele não vai aplica-lo por tempo indefinido.
“O modelo tradicional de fazer lucro, segurando um autor esta ultrapassado”, disse. “Quero explorar os possíveis benefícios dos autores para além deste sistema”.
A partir de 20 de setembro até 2 de outubro, Sato vai colocar seu trabalho em exposição no Zingaro pixiv em Tóquio. Uma máquina de cópia estará disponível para que os visitantes tirem cópias das obras que desejarem.
Traduções de fãs estão disponíveis na internet e depois de 15 de setembro, eles devem se tornar mais fácil de se encontrarem, sem a ameaça de violação de direitos autorais.
Fonte: MangaonWeb via IT Mídia News (em japonês)
Portal Nippon

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*