Dragon Ball - A lenda por trrás do animê - Rei Macaco

Grande maioria já leu ou ouviu que Dragon Ball foi inspirado numa lenda chinesa, de um certo Rei Macaco, mas poucos sabem do que realmente se trata esta lenda.
Jornada ao Oeste (ou Saiyuuki) é um romance épico chinês escrito por volta de 1570, por Wu Chengen, embora não se saiba a data com exatidão, tendo sido um achado na verdade. Conta a história  de peregrinação do monge Tang Xuanzang, e sua jornada em direção à Índia, para conseguir escritos budistas, os Sutras, que lá se encontram. Ele é acompanhado e protegido por Sun Wukong, o Rei Macaco, personagem do folclore chinês com poderes fantásticos, como agilidade, super força, poder de transformação, entre muitos outros. Eles se deparam com muitos seres em seu caminho, sendo que alguns se tornam amigos, e outros continuam a querer impedi-los. Além da peregrinação, é contada a história do próprio Sun Wukong, já que ele é o protagonista do romance. Este seria o básico da história que vem ganhado a cada dia que passa cada vez mais releituras.

As bases de Dragon Ball

Pode-se notar, com este resumo básico do romance, muitas coisas que realmente serviram de base para a construção do universo de Dragon Ball. Goku é  originalmente uma das várias releituras do Rei Macaco, possuindo calda, tendo grandes habilidades, usando um bastão como arma, e também ao se transformar em Oozaru, o macaco gigante, retornando assim à sua “verdadeira natureza”. A história de Saiyajins e etc. vieram com o tempo, mas a priori, este é o motivo para estas características da personagem.

Já Bulma, seria o monge Xuanzang, uma pessoa normal que se encontra em busca de algo mágico, e numa de suas andanças, encontra com o rei macaco (Goku), que lhe acompanha, servindo de guarda-costas e se tornando um grande amigo.Mas, no lugar do fiel cavalo do monge, temos a moto de Bulma, e todos os outros veículos da Capsule Corp.

Os Sutras, escritos budistas, foram as bases das Esferas do Dragão, motivando assim Bulma a ir atrás delas por todo o mundo.Oolong, o porquinho que pode se transformar em outros seres vivos, foi baseado em Zhū Bājiè , um porco demônio com poderes similares. O Rei Cutelo, ou Gyumaoh veio da personagem Niumowáng, um touro demônio.


Claro, as bases foram o romance, mas toda a criatividade de Toriyama foi o principal elemento para a construção de todo o universo de Dragon Ball.

LEMBRANDO: se você tem alguma ideia sobre lendas e animês relacionados a elas, entre em contato e ajude na busca as origens dos animês.


Fonte: Nipop.wordpress

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*