Kanitama-don

Pratos de inspiração chinesa
O kanitama-don é um prato de estilo chinês criado no Japão. Existem muitos outros pratos chineses criados ou modificados para agradar o paladar japonês. O lámen é um exemplo clássico, ele é quase um prato nacional do Japão. O nome tem origem na palavra chinesa lamian, que se refere ao tipo de macarrão esticado manualmente. Este tipo de massa, conhecida como noodles, foi introduzido no Japão mais de 100 anos atrás, durante a era Meiji, pela grande comunidade chinesa que vivia em Yokohama, Nagasaki e outros portos de todo o Japão. Com o tempo, os noodles foram sendo modificados para agradar o paladar japonês, como por exemplo, sendo servidos em sopas à base de shoyu ou missô. O gyoza, pequenos pasteis recheados com carne, também são originais da China. Esses pequenos pasteis geralmente são servidos cozidos na China, no entanto, eles são fritos no Japão. Os japoneses também adicionaram alho no recheio dos pasteis.

Ingredientes (para 4 porções)

    ・6 ovos
    ・3 cogumelos shiitake secos
    ・½ cebolinha
    ・110g de siri enlatado
    ・1 punhado de ervilhas cozidas
    ・Sal e pimenta do reino a gosto
    ・Óleo para fritar
    ・4 porções de arroz cozido (cerca de 600g)

    Molho agridoce
    ・1½ xícaras (300ml) de água
    ・3 colheres de sopa de shoyu
    ・3 colheres de sopa de açúcar
    ・3 colheres de sopa de vinagre de arroz
    ・1 pitada de pimenta do reino

    ・2½ colheres de sopa de amido de milho diluído em 5 colheres de sopa de água para engrossar o molho 

Modo de preparo

  1. Mergulhe os cogumelos shiitake secos em água e depois corte em fatias finas. Corte a cebolinha em tiras de 4 centímetros e depois corte no estilo juliana. Remova a cartilagem do siri.
  2. Aqueça 2 colheres de chá de óleo numa frigideira. Puxe a cebolinha e depois o cogumelo no óleo. Tempere com sal e pimenta e reserve.
  3. Quebre os ovos numa tigela e bata misturando com sal e pimenta. Divida em 4 porções iguais para fazer 4 omeletes. Adicione a cebolinha e os cogumelos, siri e o líquido da lata em cada uma das porções.
  4. Aqueça uma frigideira em fogo médio, coloque 2 colheres de sopa de óleo e frite uma omelete de cada vez. Mexa a mistura até ficar em ponto mole. Segure um prato sobre a frigideira para virar a omelete e depois devolva à frigideira para fritar o outro lado.
  5. Aqueça os ingredientes do molho numa panela. Adicione a mistura de amido de milho e água e aqueça até engrossar o molho.
  6. Coloque cada omelete sobre uma tigela de arroz branco cozido. Regue a omelete com uma camada generosa de molho e guarneça com algumas ervilhas cozidas.

Um comentário:

  1. Gostei muito do POST.
    Muito obrigado. Irei fazer para saborear o famoso prato japonês.

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*