Os enigmas do calendário japonês

Daisho Reki mostra sequência de meses escondida em figuras

Quais os meses representados na figura? Leia resposta no fim do texto
Quais os meses representados na figura? Leia resposta no fim do texto

Durante o período Edo da história do Japão (1603-1867), houve uma relevante expansão da economia e cultura do Japão, ainda que o país mantivesse políticas isolacionistas.
A arte e a ciência tornaram-se mais acessíveis à população. Entre eles, o calendário, outrora restrito à Família Imperial e à nobreza, passou a ser usado por mais pessoas; era item importante especialmente para agricultores e comerciantes.
Na época, o Japão seguia o calendário lunissolar, baseado no calendário chinês. De acordo com esse sistema, o ano solar acompanha os ciclos da Lua, fazendo com que sejam necessários ajustes periódicos. Assim, havia meses mais longos e mais curtos, cuja ordem variava a cada ano.

Meses ocultos
Havia um calendário especial para mostrar a sequência de determinado ano, chamado daisho reki. Em japonês, “dai” significa grande, e “sho”, pequeno; “reki” está relacionado a “história” ou “registro”

Em alguns modelos de daisho reki, a ordem dos meses é informada por meio de ilustrações, muitas vezes em tom de humor ou incorporando elementos do folclore japonês – alguns são verdadeiros enigmas.
Aspectos da figura podem dar pistas, como elementos contrastantes (claro e escuro, homem e mulher), ideogramas ocultos em roupas, o animal correspondente no horóscopo chinês e outros elementos.
O site da Biblioteca Nacional da Dieta do Japão conta com um grande acervo de daisho reki, inclusive com um desafio para o visitante identificar os meses – clique aqui para acessar.
[Resposta: A ordem dos meses deve ser seguida a partir do canto superior direito, acompanhando a ligação entre os leques. As figuras masculinas representam os meses longos, enquanto as femininas representam os meses curtos.]

By: Made in Japan

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*