Inari-zushi

O inarizushi tem um formato de “saquinho” com arroz dentro, perfeito para lanches e picnics, pois seu tempero facilita a preservação por algumas horas e é facilmente acondicionado em embalagens para transporte. O “saquinho” é feito com tofu frito e o arroz é o arroz para sushi comum.
Inarizushi
Inarizushi
Muitas famílias de descendentes japoneses têm o hábito de prepará-lo para eventos familiares. Este sushi de sabor agridoce também é ótimo para quem está iniciando na culinária japonesa, pois não usa ingrediente cru nem de sabor marcante.
Inarizushi
Inarizushi
História do sushi Inarizushi
Segundo uma lenda, no início do século VIII, um nobre japonês teria lançado uma flecha em direção a um alvo que era um pedaço de mochi (bolinho de arroz). Esse por sua vez, teria se transformado num lindo cisne que voou em direção ao Monte Inari, situado em Kyoto. Por causa desse acontecimento, teria sido construído na região um templo xintoísta dedicado à divindade, que foi chamada de Inari na cidade de Fushimi, província de Kyoto. No início, a deusa Inari era considerada a protetora dos alimentos (ou da agricultura) e era venerada por agricultores.

Ingredientes:
  • 2 copos de arroz japonês preparado com a mesma medida de água
Tempero para o arroz
  • 3 colheres de sopa de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 16 age
Tempero para o age
  • 1 ½ copo de água
  • 1 colher de chá de hondashi
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de shoyu
  • 1 colher de sopa de mirin
  • 3 colheres de sopa de sakê
Modo de Preparo:
  1. Lave o arroz, deixe de molho durante 30 minutos, escorra e leve para cozinhar. Depois de pronto, transfira-o para um recipiente grande (de preferência de madeira). 
  2. Acrescente os temperos do arroz (previamente misturados) e, com o auxílio do kijakushi, incorpore delicadamente, tomando o cuidado para não deixar o arroz empapado. Reserve (vide instruções de preparo do sushi na edição 2). 
  3. Prepare o age cozinhando por apenas 2 a 3 minutos para tirar o excesso de óleo. Lave e pressione-os, para retirar o excesso de água. 
  4. Em uma panela coloque o age e os ingredientes de seu tempero, e leve para cozinhar, deixando até evaporar totalmente o líquido. Deixe esfriar. 
  5. Com a palma das mãos, pressione-os novamente para retirar o excesso de líquido. Caso contrário, o sushi poderá ficar encharcado. 
  6. Com os dedos abra o age a partir do corte, formando um "saquinho". Entretanto, tome cuidado para não rasgá-lo. 
  7. Com o auxílio de uma das mãos pegue o arroz previamente temperado e forme um bolinho. Isso facilitará a sua introdução no age. Introduza no age a quantidade de arroz necessária para encher o saquinho. Proceda da mesma maneira com o restante do age. 
  8. Monte em um prato e sirva acompanhado de gari.
Dicas!
O ideal é que o age descanse por uma hora depois de cozido para absorver bem o sabor. Neste caso, o arroz deve ser preparado mais tarde.
Rendimento: 4 porções
Informação nutricional: aproximadamente 294 calorias por 1 porção.

by: Cozinha Japonesa

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*