Melbourne Shuffle in Japan!


ShuffleBanner_2.fw
Bom, para quem não me conhece sou a Ayu, professora de japonês aqui do JD e agora não sou mais. Como prometido vou começar a escrever um artigo de um tema que eu realmente eu gosto, curto muito e sei dançar.

Mas você é professora de japonês aqui e vai escrever um artigo?
Sim, vou escrever alguns artigos, já que eu tenho descendência japonesa, eu posso escrever um pouquinho do costume de minha família.

E esse título aí tem haver com a cultura japonesa?
Em parte não tem haver com a cultura japonesa.

Mas porque você está escrevendo isso?
Para mostrar que o Japão não é só o que vocês conhecem como roupas, músicas, comida, animes, etc. Este e outros artigos que vou escrever tem como finalidade de mostrar um pouco da cultura em si e também outras culturas de outros países no Japão. Em outras palavras é como nós brasileiros gostamos da cultura japonesa e como surgiu ela aqui no Brasil, por exemplo.

Bom, vamos começar: primeiramente devemos começar pela definição e como ela surgiu

Melbourne Shuffle é um estilo de Dança de rua, originado em meados de 1980 na cena Rave e Underground de Melbourne, Austrália, e inspirada na cena Rave inglesa. Mundialmente conhecida e respeitada, é uma das danças eletrônicas mais ricas em cultura e diversidade de passos.(Wikipedia)
Vídeos de grupos como The Black Eyed Peas – The Time, LMFAO – Party Rock Anthem, 2PM – Lovely Dovey e Oh My God, Cansei de Ser Sexy – Hits Me Like A Rock, contribuiram com a popularização do Melbourne Shuffle nos países.


No Japão
Não se sabe a data certa de quando se popularizou o Melbourne Shuffle no Japão. Através de algumas pesquisas em algumas comunidades, tive a seguinte informação: O Melbourne Shuffle foi algo bastante difundido na cultura jovem do Japão sendo que existe eventos em algumas raves na cidade do Japão. Filmes como “THE FAST AND THE FURIOUS TOKYO DRIFT” em algumas cenas, retratam as "raves” do Japão.

Depois de uma longa pesquisa se tinha vídeos de “shufflers” (pessoas que praticam o melbourne shuffle) do Japão, encontrei um grupo de Melbourne Shuffle no Japão intitulado “JAPANESE ROCKERS”, não se tem a data de inicio do grupo, mas uma informação que temos é que se inscreveram no Youtube em 07/02/2010, atualmente tem 3 anos, pelos poucos vídeos dá para se ter uma noção de que eles são realmente bons.

Vídeo: canal do youtube Japanese Rockers


No Brasil
A dança começou a ser difundida por volta de 2007~2008 e ganhou impulso com a moda da dança Rebolation, na qual os dançarinos acescentavam passos de Melbourne Shuffle aos seus respectivos estilos.
E é claro que não vou deixar de comentar crews (grupo) de shuffle aqui no brasil com descendência japonesa. Claro que haverá outros, mas atualmente conheço apenas um grupo que alguns possuem descendência japonesa e outros não, mas creio que a maioria possuem.

A crew (grupo) se chama xHNSx - Hardstyle Nightmare Shuffle, formado por jovens que gostam e praticam a dança Melbourne Shuffle. Atualmente possuem 11 membros, não vou listar todos se não fica muito extenso. No canal do youtube de Seiji temos vídeos tutoriais para quem quiser aprender a dançar. (fazendo propaganda)



Vídeo: Canal do Youtube seijishimada

E também em alguns eventos de animes, sempre o Melbourne Shuffle está presente, como eu disse no início do artigo O Melbourne Shuffle foi algo bastante difundido na cultura jovem do Japão sendo que existe eventos em algumas raves na cidade do Japão. E foi inserido nesses eventos de cultura jovem japonesa.

Um evento que teve a participação da crew HardStyle LegendZ e outras crews foi no Animever, o maior evento da Baixada Santista, nas duas edições dos anos de 2011 e 2012, eles estavam presentes.

Veja o vídeo da primeira edição do Animever 2011


Agora o vídeo da segunda edição do Animever 2012 na qual eles mostram que o Melbourne Shuffle está resistindo, pois de uns anos para cá está saindo de “moda” e está entrando outro tipo de dança.

Vídeo: Canal do Youtube sidneyxjr



Bom, espero que tenham gostado desse artigo!
Comentem e até a próxima!

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*