Exóticas datas nacionais japonesas


Dizem que japonês trabalha muito e não tira férias. É verdade. Em compensação, adora um feriado. E qualquer oportunidade serve para arrumar um folguinha nacional. Hoje, por exemplo, é feriado. Estamos comemorando o importantíssimo Dia do Esporte, quando quase todos os toquiotas aproveitam para praticar modalidades que não fazem parte das olimpíadas: dormir até tarde, namorar e fazer comprinhas em Harajuku e Omotesando. Uma das exceções foi a escola que fica perto do prédio onde moro. Para comemorar, as crianças participaram de uma Olimpíada Escolar. Acordei às 7 da manhã com a gritaria da torcida...
A lista de feriados revela muito da personalidade dos japoneses. O machismo, por exemplo. O Dia das Crianças é chamado também de Dia dos Meninos (5 de maio) e é um feriado nacional. Já o Dia das Meninas (3 de março) não é feriado.
Além dos feriados tradicionais japoneses como o Dia da Maioridade (11 de janeiro), Dia do Mar (19 de julho), Dia do Equinócio de Outono ( 23 de setembro) e Aniversário do Imperador (23 de dezembro), o calendário japonês é repleto de comemorações. Como imaginação fértil não falta por aqui, são mais de 800 datas. Ou seja, não cabem no calendário… Então, não há um dia sem celebração e, na maioria deles, há mais de um motivo para comemorar. Comidas, por exemplo, ocupam várias datas. Aqui se celebra a melancia, a pizza, o biscoito, o sorvete…
Embora não sejam católicos, os japoneses incluíram alguns santos no calendário oficial. O critério para escolher alguns e esquecer os outros não é nada claro. Uma das maiores festas “religiosas” é o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. Coloquei “religiosas” entre aspas porque ninguém vai à igreja, mas os japoneses se vestem de verde e saem bebendo Guinness como se estivem em Dublin...

Este mês, também é celebrado outro “santo”, um da Cientologia. Isso mesmo, o ator Tom Cruise faz parte do calendário japonês. Acredite se quiser!! 6 de outubro é o Dia do Tom Cruise. Mas não tem nada a ver com a religião dele, isso foi só brincadeira!! A realidade é que a Associação Japonesa de Calendários criou a data porque ele foi o astro de Hollywood que mais visitou o país e nunca torceu o nariz ao encontrar os entusiasmados fãs japoneses. Além disso foi o protagonista do filme “O Último Samurai”. Pelo menos, não é feriado. Aí já seria demais…
E Tom Cruise não é a única celebridade a ter o seu dia no Japão. 29 de junho é o Dia dos Beatles. Quanta ironia… Não foi mesmo uma japonesa que acabou com a harmonia entre os Beatles? E John Lennon, claro, merece um dia só para ele: 8 de dezembro. Ainda não tem o Dia da Yoko Ono… Já 16 de agosto é o Dia do Elvis Presley. Agora, quem for no fim de semana no Yoyogi Park vai descobrir que o rei do rock tem uma homenagem semanal dos rockabillies. Veja aqui: www.youtube.com/watch

Os
namorados têm várias datas (nenhuma é feriado): 14 de fevereiro, como nos Estados Unidos, é o Valentine’s Day. Mas só as mulheres dão presentes, sempre chocolates. No dia 14 de março, chamado Dia Branco, os homens retribuem dando chocolate branco de presente. 30 de outubro é o Dia do Primeiro Amor. Agora... O que você faria se pegasse seu marido celebrando a data e ligando para namoradinha da oitava série?
E os namorados têm mais uma data especial: o Natal. Mais uma da séria série “Acredite se Quiser”! Os japoneses decoram as ruas, as lojas, compram presentes – tudo como vêem nos filmes de Hollywood. Porém, como não são cristãos, não ficam em volta da manjedoura. Aproveitam para namorar. É impossível fazer reserva em restaurantes ou achar vaga em motel em Tóquio no Natal. Fica tudo lotado!!!
Os casados também têm dias especiais. 2 de fevereiro é o Dia do Casal e 22 de novembro é o Dia do Casal Feliz. Ou seja, casamento que está naufragando fica de fora da segunda comemoração.
A esposa tem mais duas datas. Uma é da esposa propriamente dita (3 de dezembro). Mas, pelo jeito, só as boazinhas e dedicadas ao lar podem comemorar nesse data… As megeras têm um dia específico. 27 de abril é o Dia da Esposa Malvada.
Há também o Dia do OVNI, 24 de junho. Aliás, essa é uma data mundial.  Mas não satisfeitos, os japoneses ainda celebram no 4 de dezembro o Dia do Filme ET. Por falar em homenageados do outro mundo, 26 de julho é o Dia da Assombração.
E há datas contraditórias. Por exemplo: no dia 18 de fevereiro, é celebrado o Dia do Movimento Anti-tabaco. Já 13 de janeiro é Dia da Peace, uma marca de cigarro.
E estas então: o dia 21 de janeiro é o Dia do Rival. Deve ser para fazer as pazes… Se não funcionar, os rivais podem acertar as diferenças em 13 de abril, Dia do Duelo.
Abaixo uma pequena lista de outras datas curiosas.
Dia de janeiro – Dia do Cortador de Unha. Sem comentários...
23 de janeiro – Dia dos Lactobacilos. Deve ser patrocinado pelo Yakult…
26 de janeiro – Dia do Estacionamento Pago. Pago! Não se comemora o estacionamento de graça…
26 de fevereiro – Dia da Fuga. Ou seja, dia da “saída pela direita…”
2 de agosto – Dia da Cueca.
29 de outubro – Dia do Vídeo Caseiro.
30 de novembro – Dia da Câmera com Foco Automático. Não tem dia dedicado à câmera com foco manual.
27 de dezembro – Dia do Peter Pan.
31 de dezembro – Dia da Cinderela.


By O Globbo

Um comentário:

MAIS POSTAGENS *--*