A arte dos envelopes japoneses

Entenda para que serve cada um e não cometa gafes


Cada envelope é indicado para uma ocasião diferente

Cada envelope é indicado para uma ocasião diferente A etiqueta japonesa tem algumas peculiaridades para cada ocasião. Com o passar dos anos os costumes vão se adaptando, mas algumas características tradicionais se mantêm. A arte de presentear é uma delas.
De celebrações a momentos de consolo, cada data é lembrada com um presente muito bem embrulhado. A decoração dos presentes é composta pelo papel, laços e, dependendo da ocasião, o noshi (dobradura que remete à ostra awabi, que indica longevidade e proteção).
E se antigamente os presentes eram peixes ou vinho, hoje em dia é muito comum oferecer dinheiro. Mas a questão não é resolvida com um simples ato de tirar o dinheiro da carteira e entregá-lo. Dar presentes em dinheiro não exclui o fato de que ele deve ser entregue com um embrulho, no caso, um envelope decorado, chamado de noshibukuro ou kinpū.

 Envelope para casamentosEnvelope para casamentos

A variedade de papéis decorados, laços e voltas aqui e ali indicam o tom do presente, se é para aniversário, para casamento ou funeral. Por isso, deve-se prestar muita atenção ao kinpū escolhido.
O envelope que tem um laço dourado e prateado, voltado para cima geralmente é usado para presentes de casamento ou para quando se faz uma visita a alguém enfermo. Esse tipo de laço representa uma forma de unir duas partes que não podem se separar facilmente, sugerindo que seja um evento único.
Envelope de celebraçõesEnvelope de celebrações 

O envelope com laço vermelho e branco, com formato de “borboleta” ou mais elaborado é usado para celebrações em geral, como aniversário, formatura, chegada do ano-novo, etc. Um laço que pode ser desfeito com facilidade indica o desejo de que a celebração seja comemorada outras vezes.
No Japão, há o costume de presentear os formandos com o sotsugyou iwai (quando terminam uma etapa de escolaridade: primário, secundário, universidade); as crianças com o otoshidama (para comemorar a chegada de um novo ano) e com o nyuugaku iwai (no primeiro dia de aulas); os futuros pais com o shussan iwai; e pessoas a quem se devem favores com o ochūgen (no verão) e o oseibo (com a chegada do ano novo).

Envelope para funeraisEnvelope para funerais

O terceiro tipo mais comum de envelope é aquele com o laço de cordas pretas e brancas. Este é destinado à família de um falecido, como condolência e contribuição aos gastos do funeral e enterro. Neste tipo de envelope não se usa o noshi, pois ele é usado apenas como símbolo de celebração.

*Agradecimento: Daiso Japan-Brasil
by Made in Japan

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*