Dicas para quem vai fazer o JLPT


Pois é, dia 1 de dezembro está chegando e quero deixar aqui algumas dicas para quem vai prestar o teste de proficiência e também para quem está pensando em prestar mais para frente.

1.) Só vá fazer a prova se você realmente estiver preparado.

Sim, pois a falta de preparação vai aumentar o seu nervosismo, além do que se você for muito mal nos resultados pode acabar desanimando e desistindo de continuar.
E caso queira apenas ver como está seu desempenho há sites onde você pode fazer o teste online ou até mesmo baixar. E ainda se estiver no Japão, pode comprar a coletânea de testes anteriores.

Testes do antigo modelo do JLPT: http://jlpt.u-biq.org/
Site do JLPT com alguns exemplos dos 5 níveis: http://www.jlpt.jp/samples/forlearners.html

2.) Na hora da prova, faça as questões que você sabe primeiro.

O teste é também uma corrida contra o tempo. Por isso ao abrir a prova, vá resolvendo as questões que você sabe primeiro. As questões que não souber ou ficar em dúvida, faça uma marquinha para retornar depois de ter respondido as outras questões pois aquele tempinho que você fica pensando muito pode acabar te prejudicando e assim acabar deixando de responder as questões que seriam respondidas com certeza.

3.) Se sobrar tempo, aproveite para dar uma olhada no nível seguinte.

Os livros para o JLPT são separados por níveis. Por exemplo, se você for prestar o N3 e terminar de ver toda a matéria, aproveite para dar uma olhadinha no comecinho da matéria do N2, no que diz respeito aos kanjis. O material para o teste, vem com a matéria base, mas não que se restrinja apenas ao que está contido ali. Então, pode acontecer de ao estar fazendo o teste se depare com kanjis que não estavam no livro e depois sair indignado. Por isso já sabe né? Dê uma olhadinha na matéria seguinte e não diga que eu não avisei.

4.)Preste bastante atenção na prova de áudio e vá anotando o que você achar importante
A última prova é o 聴解 compreensão auditiva. Essa é a mais fácil de todas na minha opinião, mas tem os seus poréns. Não sei do nível 5 ao 3, mas do 2 em diante eles contam umas histórias longas, falam um monte de informações, o falante muda de opinião várias vezes e no fim eles perguntam algo que foi falado bem no início. Por isso é importante você anotar as informações relevantes e tentar se concentrar. Acredite se você não se esforçar para se concentrar quando vai ver está pensando na "morte da bezerra" e quando ele fizer a pergunta vai ficar com aquela cara de  "Xii, o que era mesmo, heim?".

5.)Não dê ouvidos às palavras negativas.

Isso mesmo, a dica mais importante de todas. Sim, pois sempre vai surgir aquele invejoso ou aquela voz que vem para te desanimar e te fazer desistir.
Há aqueles que vão dizer que sem professor é impossível conseguir passar no teste, inclusive já ouvi de um próprio. Nada é impossível, já vi muita gente conseguir por conta própria.
Há aqueles que vão dizer que isso não é para você, que não vai conseguir, mas não ligue. Se você acha que isso vai acontecer, conte apenas às pessoas que tem certeza que irão te apoiar, caso contrário fique quieto, estude, vai lá, faz sua provinha, e depois apareça com o certificado em mãos. Se não passar também, ninguém vai ficar sabendo.

Bem, mas é isso. Fica aqui a minha dica e boa sorte!!
 
by Japonês na Pratica

2 comentários:

  1. eu tinha um desse ai aqui em casa, o nome dele era pretinho o gato mais ruim da face da terra e ainda por cima ele era vingativo pois se voçê não desse comida ele se vingava de voçê de uma maneira que no minimo saia sangue da suas pernas.

    ResponderExcluir
  2. Nem fui para o japão e já sou apaixonada por ele *--* acho que nem tem como não gostar de lá.

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*