Tempura

Receita de um tempurá bem simples, rápido e gostoso.



Ingredientes:

1- Cebola grande.
200g- de vagem.
1-Cenoura grande.
15- Camarão aproximadamente.

Esta receita é bem simples, mas se quiser pode colocar couve-flor, ervilha-torta, batata doce, beringela e etc..

Massa:

água
farinha de trigo
ovo


-Pegue o camarão inteiro, tire a cabeça e tempere com sal.
-Corte a cebola em rodela e depois ao meio; a vagem corte as duas pontas e reparta ao meio; e a cenoura em tirinhas.
-Jogue a cebola, a vagem e as cenouras numa vasilha grande e misture com um pouco de farinha de trigo.
-Passe os camarões na farinha de trigo, frite e reserve.
-Em uma tigela, quebre um ovo e bata. Adicione água gelada, misture bem e vai acrescentando farinha de trigo até ficar no ponto certo. Ela não pode ficar nem muito grosso nem muito fino, na textura de um óleo. Se ficar grosso o tempurá não fica tão crocante.
-Pegue 1 camarão e um punhadinho dos legumes com a mão (vai render 15 tempurás), passe na massa e frite no óleo quente. Ou se preferir pode pegar uns 2 ou 3 camarões e pegar uma mão bem cheia de legumes e fazer um tempurá grande. Em alguns restaurantes tem a opção tempurá individual (grande) ou em porções (pequeno)
-Tempere com aji-sal ou ajinomoto e pronto.



DICAS: a massa tem que estar beeeeeem gelado; se acabar a massa da tigela faça mais massa não esquecendo do cubo de gelo; existe um molho para comer com o tempurá chamado Tentsuyu.

TENTSUYU:

Coloque no fogo 1 copo de água, 1/4 de shoyu, um pouco de saquê, 1 envelope de hondashi e um pouco de ajinomoto e misture até levantar fervura. Desligue o fogo, espere até esfriar e acrescente 1 colher de sopa de nabo ralado.

 Eu comprei um molho próprio da marca Kikkoman igual da foto, achei meio sem graça, acho que faltou o sabor forte do nabo ralado. Quando eu comprei tinha outras opções, lembro que tinha umas com a imagem de um limão no rótulo, não sei direito podia ser yuzu. Eu estava com pressa e não deu para ver direito tudo, na próxima vez vou ver com mais calma e compro outro para testar.

A maioria das vezes eu como o tempurá sem molho mesmo, já fiz alguns experimentos misturando molho de soja com vinagre para dar a acidez, fica bom. Antigamente a minha mãe comprava sempre nabo, fazia oroshi, oden, colocava no missoshiru e etc.. Mas hoje em dia dificilmente eu compro nabo, imagina comprar 1 nabo só para usar uma colher no molho.

Ahhh.. e outra coisa só para finalizar eu comprei um pacote de panko para experimentar, não fiz ainda, deve ficar muito gostoso. Vou ver se faço um katsudon e posto aqui. =) Obrigado!!




by Nissei na Cozinha

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*