Saiba como é o Halloween no Japão


Como é comemorado o Halloween no Japão?
Somente nos últimos anos que o Dia das Bruxas (Halloween) passou a ser mais difundido no Japão e se trata muito mais de uma data comercial do que uma comemoração propriamente dita, assim como o Natal. Como forma de alavancar vendas e impulsionar o comércio, o Halloween “ハロウィン“, passou a ser uma data lembrada no Japão e as lojas ficam repletas de artigos como abóboras e afins.



Halloween como sabemos, comemorado sempre no dia 31 de outubro, é evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, especialmente Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. O nome é, na realidade, uma versão encurtada de “All Hallows Even”, que significa “Noite de Todos os Santos”, chamado também de “All Hallows’ Day”.


Com o passar do tempo, essa tradição foi se espalhando para outros países, inclusive no Brasil, onde é chamado de Dia das Bruxas, embora a data oficial do Dia de Todos os Santos seja no dia 1, véspera do Dia de Finados, em 2 de novembro, cujo objetivo é levar flores aos túmulos de pessoas que já faleceram.

Já no Japão, poderíamos dizer que o Finados seja o Festival do Obon Odori, um evento, semelhante ao Finados, na qual os japoneses levam oferendas aos túmulos e santuários e realizam também o Tooro Nagashi, um ritual onde se coloca lanternas de papel em rios em homenagem aos mortos.

Origem do Halloween no Japão

Já o Halloween (ハロウィン), adotado no Japão com objetivos comerciais, se originou a partir de eventos no Tokyo Disneyland, como a Parada Halloween, que ocorre desde a década de 80. Neste ano será entre os dia 8 de setembro e 31 de outubro. Outra coisa que facilitou influência do Halloween no Japão foi o fenômeno cosplay.
Halloween no Japão

Halloween Cosplay

Como sabemos o Japão domina e muito essa arte de se fantasiar de personagens e o Halloween só se tornou mais um motivo para tal. Com isso, muitos eventos passaram a ser realizados, especialmente em alguns bairros de Tokyo, como Roppongi, Shibuya e Harajuko, ponto de encontro dos jovens japoneses.
Em algumas estações de trem ocorre alguns eventos, como o Ontake San Halloween como em frente ao Ontakesan Station, Linha Ikegami, no distrito de Ota-ku em Tóquio. Este ano ocorrerá no sábado, dia 31 de outubro, das 5 horas da tarde até às 7 horas da noite. Neste evento notamos um grande predomínio de crianças fantasiadas.
Ontake San Halloween

Outro evento popular no dia 31 de Outubro era o Yamanote Halloween, conhecido também comoHalloween Gaijin, nas quais muitas pessoas, dentre estrangeiros e japoneses, se reúniam fantasiadas para passar o Halloween à bordo da linha de trem mais popular de Tóquio, o Yamanote Line. Porém, por causa do excesso de bebidas, bagunça e até vandalismo, a festa foi suspensa.

Kawasaki Halloween

Em Kawasaki, província de Kanagawa, há um evento considerado o maior do gênero no Japão, o Halloween Parade que ocorre sempre no domingo que antecede o dia 31 de outubro. Esse ano, será no dia 25 de outubro, entre 14:30 e 16:00. Cerca de 3500 pessoas participam do evento anualmente. Muitos se vestem com a temática como demônios, fantasmas, vampiros, zumbis e bruxas. Veja o vídeo aqui.
kawasaki-halloween

Produtos Halloween no Japão

Quem mora no Japão, muitas vezes se surpreende com a decoração nos Shoppings e lojas de conveniências, além da enorme variedade de produtos relacionados ao tema Halloween, que enchem as prateleiras das lojas de departamento no Japão.
Entre esses produtos, encontramos muitos artigos decorativos, doces como balas, chocolates, bolos, biscoitos e outros tipos de alimentos, fantasias e tudo que se pode imaginar com o tema Halloween.

Quem vê pela primeira vez, pode até pensar que o Halloween é uma data importante no Japão, mas apesar de todo o apelo comercial, o Halloween é um data super tranquila e com poucos eventos associados à ele, com exceção de alguns que ocorrem em áreas mais urbanas como citamos anteriormente.

No Japão, não se vê crianças fantasiadas batendo nas casas, dizendo “doçura ou travessura”. Na maior parte do Japão, a data serve simplesmente como um meio de consumir produtos temáticos. Muitas pessoas também aproveitam o tema para fazer decorações em obentôs. Dá só uma olhada na criatividade:
halloween obentô


Fonte: Japão em Foco

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*