O que é Onigiri?


O Onigiri (お握り) também conhecido como Omusubi (おむすび) é um bolinho de arroz japonês geralmente em forma de triângulo, ou de forma ovalada envolto por uma folha de nori.
O termo onigiri deriva de nigiru, que significa apertar ou comprimir com as mãos.
Ele pode receber vários tipos de recheio, mas tradicionalmente é recheado com sake (Salmão frito), umeboshi, katsuobushi, ou qualquer outro tipo de ingrediente salgado ou azedo. No Japão o onigiri é encontrado em uma infinidade de lugares que vão desde lojas de conveniência, supermercados, feiras livres, casas de sushi ou até mesmo estabelecimentos especializados em onigiri chamados onigiri-ya.

 História

Por ser uma refeição prática, que dispensava o uso de pratos, era destinado aos serviçais durante os banquetes dos nobres na Era Heian. O onigiri da época tinha um formato oval e era feito com mochigome (arroz glutinoso para mochi) cozido no vapor. O onigiri foi um meio encontrado para alimentar as tropas em movimento e também os trabalhadores do campo.
Numa outra versão, a origem do onigiri estaria ligada ao bolinho de arroz arredondado ofertado, na Antiguidade, à divindade ou energia criadora denominada Musubi, daí o termo omusubi.


Escrituras do o século XV, contam que muitos samurais guardavam bolinhas de arroz em bambus, e usavam como refeição durante as batalhas, por ser leve e de fácil transporte. Mas as origens do onigiri são muito remotas. Antes dos pauzinhos (Hashi) tornarem-se difundidos no Período Nara, o arroz foi frequentemente rolado em pequenas bolinhas para que pudesse ser servido facilmente. No Período Heian também era feito em forma retangular para que pudesse ser empilhado em uma chapa e comidos com facilidade.
Do Período Kamakura ao Período Edo, o onigiri foi usado como refeição rápida. Isso fez com que os cozinheiros apenas pensassem em como fazer uma grande quantidade de onigiris sem pensar em como servir. Este onigiri era simplesmente uma esfera de arroz temperado com sal.
O nori não tornou-se popular até o Período Meiji, quando seu cultivo e a fabricação de folhas a partir dele tornaram-se extensamente difundidos no Japão.
Acreditou-se que o onigiri não poderia ser produzido com uma máquina porque a técnica de rolar o arroz era demasiada difícil para que uma máquina executasse. Nos anos 80, foi construída uma máquina que fazia onigiri em forma de triângulo. Isto foi encarado inicialmente com certo ceticismo porque, ao invés de ter o enchimento rolado do modo tradicional (para dentro), o enchimento foi posto simplesmente fazendo-se um furo no onigiri e escondendo com nori.
Tipos de Onigiri
Os tipos de onigiri podem ser definidos por formato e recheios.
FORMATOS: 
-Sansaku Onigiri ou Sankakugata Onigiri: bolinho com formato triangular; 
-Tawara-gata Onigiri: bolinho com formato cilíndrico; 
-Marugata Onigiri: bolinho com formato redondo;
Formatos de onigiri
Formatos de onigiri
RECHEIOS: 
Os onigiris recheados normalmente acompanham com os seguintes recheios: 
-Umeboshi: ameixa em conserva; 
-Sake: salmão grelhado; 
-Okaka: flocos de bonito com shoyu; 
-Kenbu: um tipo de alga 
-Tarako: ovas de bacalhau 
-Tsunamayo: atum com maionese 
-Yakionigiri: onigiri grelhado pincelado com shoyu e missô 
-Umeshiso: umeboshi com folhas de shiso (erva tipicamente oriental);


Um comentário:

MAIS POSTAGENS *--*