Akasuri - esfoliação japonesa


Um tratamento estético e funcional. Assim é a akasuri, uma técnica popular no Japão que estimula a renovação das células e deixa a pele mais macia e aveludada.
O método tem origem nos preparativos para os casamentos japoneses. “É uma técnica muito utilizada pelas mulheres por vaidade e higiene no Oriente. Foi criada especificamente como um ritual pelo qual a noiva passava dias antes pelo preparo para a cerimônia do casamento e, assim, a pele ficava macia como um toque de seda”. 
Os principais objectivos do Akasuri são:
  • Promover uma limpeza profunda da pele do corpo;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Acelerar o processo de renovação celular;
  • Promover uma limpeza profunda dos poros;
  • Melhorar o sistema de pêlos encravados;
  • Tornar a pele muito mais macia, além do seu efeito relaxante;


O método
No Japão, a akasuri tradicional é realizada em um ofurô e é acompanhada com um ritual que envolve velas e chás. No entanto, aqui no Brasil, devido ao tempo corrido da maioria das pessoas, a técnica sofreu algumas modificações. “Em primeiro lugar, realizamos o ritual do escalda-pés, como recebimento e uma energização corporal e ambiental. Como procedimentos técnicos na akasuri, usamos uma luva para a esfoliação corporal com produtos à base de frutas cremosas, como morango, banana e abacate. A fruta é escolhida de acordo com a necessidade e a época climática. Acrescentamos na técnica esfoliantes específicos para complementar, como cereais e óleos essenciais específicos e diversos”.
Normalmente, o ritual combina morangos com sementes de linhaça, que, juntos, proporcionam uma hidratação profunda tecidual e contribuem para a eliminação das toxinas. Rica em vitamina C, a fruta age contra infecções, contribui para a cicatrização, combate os radicais livres e tem ação antienvelhecimento. Isso significa que, mais do que a parte estética, a Akasuri oferece benefícios à saúde da pele. “Além das retirada de células mortas ocorrida pela fricção e por movimentos rotacionais e sequenciais ao longo do corpo, a técnica também atua indiretamente na circulação sanguínea e linfática, pois os movimentos são realizados levando-se em consideração o percurso linfático”.


Luvas e toalhas esfoliantes são bem comecializados no Japão, com a correria do dia-a-dia comprar um fica mais facil e pratico para fazer em sua propria casa.


Cuidados
É importante não tomar banho após o tratamento. Assim, a pele absorverá totalmente a hidratação realizada. Além disso, pessoas com cicatrizes ou acnes devem isolar a parte do corpo afetada para evitar danos por causa da esfoliação.
O tratamento é contraindicado para menores de 14 anos e mulheres com menos de três meses de gestação. “Em crianças com menos de 14 anos, a técnica não deve ser realizada devido à formação do tecido epitelial. Também não é recomendada no caso de mulheres com menos de três meses de gestação pela alteração do tecido nessa fase, que se encontra frágil e que pode causar seu rompimento".

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*