Novas maquinas japonesas

As máquinas de venda são parte da paisagem urbana do Japão. Algumas pessoas não gostam por considerarem que elas representam poluição tanto visual como material; outras apreciam sua praticidade e variedade. Os turistas, em geral, costumam guardar forte lembrança das “jidouhanbaiki” (máquina automática de venda, em tradução literal do japonês).
Máquina equipada com desfibriladorUma grande variedade de produtos é vendida dessa forma: alimentos, bebida, brinquedos, utensílios etc. As máquinas mais comuns são as que vendem café, chá, suco, água e refrigerante em lata, encontradas em praticamente qualquer lugar, como ruas, lojas, museus e dentro de escritórios e fábricas.
Uma antiga crítica às máquinas é em relação ao consumo de eletricidade, já que elas permanecem iluminadas durante toda a noite. Atualmente, a situação foi agravada pela crise nas usinas nucleares causada pelo terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do país em 11 de março. Assim, muitas máquinas estão equipadas com sensor de aproximação ou tiveram a intensidade das luzes reduzida.
A ocorrência de desastres naturais motivou outras evoluções nas máquinas. Nos grandes centros urbanos, algumas estão programadas para distribuir as bebidas gratuitamente em caso de terremoto intenso; outras contam com desfibrilador para emergências.

Máquina equipada com desfibrilador

Esta máquina conta com um desfibrilador

Muitas máquinas no Japão contam com sensor de aproximação que aciona a iluminação quando alguém se aproxima

Máquina com display digital


Nas máquinas tradicionais, uma amostra do produto real é colocada no display. A cor azul indica que é uma bebida fria, enquanto a vermelha indica uma quente


Aviso explica que, por economia de eletricidade, a iluminação está a 60% de sua capacidade


Máquina vende suplemento alimentar em barras


Aviso explica que a porta de saída do produto fica aberta por 15 segundos e se fecha automaticamente

Fonte: Made in Japan


0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*