Novas maquinas japonesas
As máquinas de venda são parte da paisagem urbana do Japão. Algumas pessoas não gostam por considerarem que elas representam poluição tanto visual como material; outras apreciam sua praticidade e variedade. Os turistas, em geral, costumam guardar forte lembrança das “jidouhanbaiki” (máquina automática de venda, em tradução literal do japonês).
Uma grande variedade de produtos é vendida dessa forma: alimentos, bebida, brinquedos, utensílios etc. As máquinas mais comuns são as que vendem café, chá, suco, água e refrigerante em lata, encontradas em praticamente qualquer lugar, como ruas, lojas, museus e dentro de escritórios e fábricas.
Uma antiga crítica às máquinas é em relação ao consumo de eletricidade, já que elas permanecem iluminadas durante toda a noite. Atualmente, a situação foi agravada pela crise nas usinas nucleares causada pelo terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do país em 11 de março. Assim, muitas máquinas estão equipadas com sensor de aproximação ou tiveram a intensidade das luzes reduzida.
A ocorrência de desastres naturais motivou outras evoluções nas máquinas. Nos grandes centros urbanos, algumas estão programadas para distribuir as bebidas gratuitamente em caso de terremoto intenso; outras contam com desfibrilador para emergências.
Máquina equipada com desfibrilador
Esta máquina conta com um desfibrilador
Muitas máquinas no Japão contam com sensor de aproximação que aciona a iluminação quando alguém se aproxima
Máquina com display digital
Nas máquinas tradicionais, uma amostra do produto real é colocada no display. A cor azul indica que é uma bebida fria, enquanto a vermelha indica uma quente
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