Beneficios do Chá vermelho

Bebida oriental acelera o metabolismo,
facilita a digestão e ainda reduz o colesterol ruim
 
Conhecido como devorador de gorduras, o chá vermelho é a mais nova arma para o combate aos quilinhos a mais. Apesar disso, os benefícios da bebida não se restringem à boa forma. Por ser rica em vitamina C, sais minerais e antioxidantes, ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, retarda o envelhecimento, facilita a digestão e funciona como antidepressivo.
Extraído da planta Camelia sinensis (a mesma dos chás verde e branco, encontrada na Índia e na China), o chá vermelho potencializa os benefícios da erva, graças ao seu longo processo de maturação. “O chá vermelho diferencia-se pela fermentação, que ocorre no final do seu processo de preparo. O percurso de maturação do chá vermelho demora cerca de 60 anos. As folhas são comprimidas e armazenadas em barris, em condições especiais, e, durante o processo, a erva ganha cor de terra avermelhada com sabor terroso, porém sem amargor”, explica a nutróloga Samantha Christie Enande.

Em forma
Apesar de oferecer diversos benefícios a saúde, a principal procura pelo chá vermelho está relacionada ao combate à gordura. Acredita-se que a bebida ajuda a emagrecer até dois quilos por semana. “O chá acelera o metabolismo, portanto, ajuda na queima de calorias e medidas. O consumo recomendado é de, no mínimo, quatro xícaras por dia”, conta Samantha.
No entanto, vale ressaltar que a bebida é apenas uma coadjuvante no processo de emagrecimento. “O chá faz efeito somente quando aliado à dieta equilibrada e aos exercícios físicos. Ele sozinho não reduz a gordura”, afirma a nutricionista Daniela Jobst.
Além de acelerar a perda de peso, a bebida ainda diminui o inchaço, facilita a digestão e retarda o envelhecimento.

De bem com a vida

Outra característica que se destaca no chá vermelho é o seu poder antidepressivo. Em meio à correria e às pressões do dia-a-dia, muitas pessoas buscam uma fórmula para combater e prevenir a depressão.
Embora ainda não esteja comprovado cientificamente, o consumo de chá vermelho tem apresentado sinais positivos nesse sentido. Por ser enriquecida de vitaminas importantes, a bebida promove uma sensação de bem-estar e apresenta melhora discreta nos sintomas da depressão. “Há alguns estudos mostrando a relação do chá vermelho [Camelia sinensis] na modulação de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. São os neurotransmissores que vão garantir essa sensação. O ideal é o consumo de três a quatro xícaras por dia”, diz Daniela.

Contraindicações
Mesmo sendo um tratamento natural, o chá vermelho possui contraindicações. A ingestão em excesso da bebida pode ocasionar problemas como ansiedade, insônia, TPM e cálculos renais. “Deve-se evitar o consumo à noite, pelo fato de o chá vermelho conter cafeína. A bebida ainda é contraindicada para pessoas com gastrite, arritmia cardíaca e gestantes”, afirma Daniela.
 
Modo de preparo
O chá vermelho é encontrado no mercado em folhas e em pó. Para prepará-lo, é preciso deixá-lo em infusão por 3 minutos em água fervida.
A bebida pode ser consumida quente ou gelada. O ideal é que se consuma de três a quatro xícaras ao dia e evitar ingeri-lo à noite. 


Fonte: NippoBrasil

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*