Primavera (Haru)

Primavera no Japão é a estação do ano mais adorada pelos japoneses e sem duvida muito apreciada pelos estrangeiros que anualmente aparecem em massa para ver de perto o melhor simbolo da estação a "Sakura" (flor de cerejeira).
Entre o meses de março e abril que se da a primavera no Japão, e começa a florescer as delicadas sakuras que são um simbolo japones muito conhecido, elas avançam a partir do sul do país sendo uma boa hora de sair com a família e os amigos para se divertir e apreciar a paisagem.

Elas começam a desabrochar nas árvores no sul do Japão, em Okinawa, e vão em direção ao norte, até Hokkaido. O fenômeno, que dura dois meses e se “move” como uma onda, é chamado Sakura zansen e significa, literalmente, linha de frente das cerejeiras. Os grandes apreciadores da flor fazem roteiros turísticos que acompanham a transformação da paisagem. Por essa transição de florecismento da sakura é que se caso você quer viajar ao Japão para apreciar elas, terá que calcular e escolher bem o destino para não perde-las.
Apreciadores de flores de cerejeiras não faltam. Eles se reúnem em grupos e passam horas observando as belas paisagens que a primavera traz.

A prática ganhou até nome: hanami. O hábito já tem mais de dez séculos e exige a dedicação dos participantes, já que, em cada região, o espetáculo só dura duas semanas. Para chegar no local e dia exatos, eles contam com a ajuda da Agência Meteorológica Japonesa, que informa até em boletins televisivos o momento do florescimento.
A prática é acompanhada de pique-nique e até saquê. Os mais desinibidos até cantam e dançam para celebrar a ocasião. Os melhores lugares para assistir ao florescimento das cerejeiras são tão disputados que alguns chefes de grandes empresas chegam a mandar seus funcionários mais jovens irem antes aos parques para garantir um bom posto de observação
. Hoje, países como o Brasil e Estados Unidos também realizam o Hanami graças à iniciativa japonesa de, no início do século 20, distribuir mudas da árvore para diversas nações como prova de amizade.
Mais de três mil pés foram levados para os Estados Unidos e podem ser vistos nos jardins da Casa Branca. A cerejeira virou símbolo de fraternidade.
É muito comum ver jovens casais japoneses trajando roupas tipicas enquanto olham as paisagem, primavera sempre foi uma estação que simboliza o amor não só no Japão mas no mundo inteiro.
A tradição do Hanami só foi quebrada no ano passado devido as tragedias ocorridas por causa do terremoto e da tsunami (março de 2011) mas este ano a primavera veio com força pois multidões esperavam por esta época para aproveitar a ocasião e romper com o marco de catastrofes e sofrimento.

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*