Iaido x Iaijutsu

Bom, as pessoas tem o costume de perguntar qual a diferença entre essas duas modalidades?
As vezes responder pode ser mais dificil do que parece, apesar de não ser tão complicado leva um tempo para pensar na resposta.

O Iaijutsu é a técnica samurai, a arte de se desembainhar a espada, métodos eficazes de atacar antes que seu oponente e como contra-atacar caso o primeiro falhe, após isso é realizado um movimento para limpar o sangue da espada e guardá-la logo em seguida na bainha, e seu treinamento é realizado a partir de katas (técnicas) com oponentes "imaginários"

O Iaido começou a ser praticado mais tarde, com a ausência de guerra e tempos de paz e a diversidade nos estilos de Iaijutsu, influenciaram para que em tempos assim fosse praticado o Iaido, focando o aprimoramento espiritual.

Apesar da palavra "Iai" vir de adequação, pois samurais tinham q se adequar a situação e atacar primeiro ou desviar e contra-atacar, independente da situação sendo ela previsível ou não a adequação era o único meio de sobrevivência. Assim o Iaijutsu e o Iaido sao treinos de técnica e espírito, mesmo sendo escolas diferentes, no final o objetivo é se adequar, sobreviver.

Os treinos começam com espadas de madeira (bokuto) e com o tempo podem ser usadas de metais,sem lamina, (iaito), mas cada treino dependerá das raizes de sua escola, sendo algumas mais modernas (técnicas treinadas a partir da Segunda Grande Guerra) ou as mais tradicionais presentes na Era Feudal.

Aqui tem um video de uma demonstração de Iaijutsu, onde se ve alguns modos de retirar a espada, dar golpes, fazer o movimento de "limpar" a espada e guarda-la.






E este outro video é uma demostração de Iaido, e realmente não se da para ver muita diferença, tirando poucos detalhes e provavelmemente alguns golpes, mas como foi dito antes o objetivo é ser rapido e eficaz.




0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*