Ilusão de ótica ajuda em dieta




Ilusão de ótica: óculos japoneses que enganam o cérebro ajudam a comer menos
Pesquisadores estão recorrendo à ilusão de ótica para ajudar na dieta
Dificuldades para “fechar a boca”? Não se preocupe, se depender dos japoneses você vai conseguir sucesso na dieta sem nem precisar fazer sacrifícios. A Universidade de Tóquio está se especializando no uso de truques de ilusão de ótica para ajudar as pessoas a comerem menos.
O invento consiste, na verdade, em uma variedade de óculos capazes, cada um a sua maneira, de enganar a percepção da comida na mente e, dessa maneira, diminuir o apetite.
Um dos dispositivos possui lente de aumento e consegue ampliar a imagem do alimento para que ele pareça 50% maior do que seu tamanho original. O resultado disso é que quem estiver usando esses óculos vai acreditar que está comendo um pouco mais do que realmente está.

Editora Globo
Com esses óculos, os alimentos parecem 50% maiores // Crédito: Universidade de Tóquio via dailymail
Editora Globo
Truque faz o cérebro pensar que está comendo algo maior do que realmente é // Crédito: Universidade de Tóquio via dailymail
Outro invento parece um pouco mais engraçado, mas os pesquisadores garantem que funciona. Um par de óculos azuis são responsáveis por deixar tudo, inclusive a comida, azul. Além de o azul acalmar os desejos do cérebro, a alteração de cor acaba por deixar o alimento menos atraente.
Editora Globo
O azul consegue acalmar as vontades da mente // Crédito: Universidade de Tóquio via dailymail
Um pouco mais complexo, outro par de óculos vem com dispositivos de cheiro e TV acoplados. A ideia é que, quando o usuário tiver que comer um prato light, por exemplo, ele pode escolher enxergar na tela do óculos um maravilhoso prato de lasanha. O cheirinho da lasanha vai também ser sentido, fazendo com que o cérebro pense que ela de fato está ali.
Editora Globo
Imagem e cheiro de alimento conseguem alterar a percepção do cérebro // Crédito: Universidade de Tóquio via dailymail
Os protótipos já estão sendo testados pela equipe do professor Michitaka Hirose, da Universidade de Tóquio. De acordo com ele, até agora os estudos mostraram que os voluntários que participam do estudo diminuíram consideravelmente a quantidade de comida que ingerem.


Via Daily Mail

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*