Uwabaki - Sapato Escolar

Há uns dias atrás, teve uma postagem falando sobre a Suripa (chinelo de bambu) que é usado dentro de casa e neste mesmo seguimento temos o Uwabaki. Até porque não é só dentro de casa que os japoneses trocam de sapato!
As razões para esse costume são especificamente duas: logicamente, a higiene é o ponto principal porem também tem a questão de que, quando você tira os sapatos, você libera todas as "energias negativas" lá de fora, da rua.
É bem mais comum o uso de algum uwabaki nas escolas e empresas, visto que cada um tem um armário próprio para guardar o seu. Esse armário fica na parte genkan da escola, que é facilmente reconhecida.
Em animes: É quase que comum em animes de humor o uso dessa parte da escola. Em alguns casos o personagem tem seus sapatos roubados ou algo ocorre com seus uwabaki. Em animes de qualquer outro gênero esse cenário ou esse hábito, de trocar de sapatos, são usados para desenvolvimento de dialogo.

São sapatilhas de pano com o solado de borracha e um reforço de borracha no bico.
Elas fazem parte do material escolar e vem nas cores mostradas na foto abaixo - cada cor geralmente é de uma série.

Mesmo que você possa comprar uma cor diferente da do seu amigo, já que todo mundo na escola usa a mesma sapatilha, é meio impossível você reconhecer a sua só olhando a cor, como você pode ver na foto aí do lado....

Para identificar as pessoas escrevem no calcanhar da uwabaki seu sobrenome e a série no peito do pé. Peguei num site japonês um esquema mostrando: Peito do pé nome, Tira a série e no calcanhar o sobrenome em Hiragana (somente).


Em algumas escolas é permitido que você desenhe nas suas uwabaki.
Algumas pessoas desenham nas uwabaki pra personalizá-las, daí as marcas como a Hello Kitty passaram a vender uwabakis já desenhadas.

























fonte: H-sama/Mylightnovel

Um comentário:

MAIS POSTAGENS *--*