Izakaya


O izakaya é como chama o barzinho em japonês. Ele basicamente serve comidinhas para acompanhar as bebidas, é casual e popular perfeito lugar para o nosso querido happy hour.
O nome é uma palavra composta de “i” de sentar e “sakaya” de loja de sake, mas também podem ser chamados de akachochin que significa lanterna vermelha por causa das lanternas de papel tradicionalmente penduradas em frente aos estabelecimentos.
Dependendo do izakaya, os clientes costumam se sentar sobre um tatame, e a comida é servida sobre mesas baixas, no estilo tradicional japonês, ou em cadeiras e mesas. Diversos izakayas oferecem ao cliente a possibilidade de escolher entre os dois, ou sentar-se no balcão.

Geralmente o cliente recebe um oshibori (toalha molhada) para limpar suas mãos; em seguida um otoshi (otōshi, termo usado na região de Kanto; na região de Kansai, o termo é tsukidashi), pequenas porções ou aperitivos destinados a acompanhar a bebida. É uma tradição local, e geralmente é cobrada na conta em lugar de uma taxa de entrada ou couvert.
O cardápio pode estar sobre a mesa ou pendurado nas paredes; os pratos e bebidas são pedidos ao longo do período em que o cliente estiver no local; ao contrário de outras práticas da culinária japonesa, os pratos costumam ser divididos por todos na mesa.

Entre alguns dos formatos mais comuns de refeições em izakayas no Japão estão o nomihodai ("tudo o que você puder beber") e tabehodai ("tudo o que você puder comer"). Estes formatos são especialmente populares em izakayas de grandes cadeias; por determinado preço, os clientes podem continuar a pedir tanta comida ou bebida quanto quiserem, geralmente durante um período de duas ou três horas.
Os izakayas tradicionalmente eram locais simples, frequentados apenas por homens que se reuniam após o horário de trabalho para beber saquê e cerveja. Atualmente, no entanto, cada vez mais estes locais vem sendo frequentado por mulheres e estudantes, e passaram a servir diferentes tipos de bebidas, como coquetéis e vinhos, bem como adotando decorações mais modernas.
  • Grandes cadeias de izakayas se tornaram populares na década de 1980; geralmente são grandes e oferecem uma seleção extensa de comidas e bebidas, permitindo a reunião de grupos grandes e, por vezes, barulhentos.
  • Yakitori-ya são especializados em yakitori; os espetos podem ser grelhados na frente dos clientes.
  • Robatayaki são locais em que os clientes se sentam em torno de uma lareira ou outra fonte de calor, sobre a qual os chefs grelham frutos do mar e legumes. Os ingredientes frescos são mostrados para os clientes, que então indicam aqueles que querem pedir.
  • Estabelecimentos especializados em oden são chamados de oden-ya; geralmente têm o formato de barracas de rua com assentos, populares durante o inverno.
  • O termo akachōchin ("lanterna vermelha"), frequentemente usado para descrever todos os izakayas, é mais utilizado nos dias de hoje para se referir a um izakaya de pequeno porte, que não pertença a alguma grande cadeia.

 Pratos feitos de arroz, como o ochazuke, e com massas, com o yakisoba, por vezes são consumidos ao fim das refeições, para encerrar a sessão de bebidas - já que não é costume japonês consumir pratos de arroz ou massas (shushoku, "alimentos principais") juntamente com bebidas alcoólicas, já que o saquê, feito a partir da arroz, tradicionalmente substitui este alimento na refeição.

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*