Xintoísmo ou 'Caminho dos Deuses'

Religião no Japão: 


                Xintoísmo ou 'Caminho dos Deuses'. 


Olá a todos! Desculpem a demora mas aqui está o post. Espero que façam bom uso dele! 


O Xintoísmo (神道, Shintō) é uma religião predominantemente japonesa. Tanto que é relacionada com a própria cultura e muitos registros mostram que ela é para muitos japoneses como o 'ar que respiram', ou seja, está presente em todo o seu cotidiano. Mas com o tempo, cultura e religião foram se remodelando por diversos fatores.


Xintoísmo
Data de início: Não temos uma data específica. Sabemos que surgiu antes do século VI. 
Deuses: Espíritos de antepassados, inúmeros deuses.
Santuários, templos, etc                                                       88,788.
Religiosos (sacerdotes, etc)                                                  78,890.
Membros                                                                             106,817,669.

Estatística baseada em informações fornecidas por várias organizações religiosas. Podem alterar com o tempo.
Fonte: Agência de Assuntos Culturais, 2006.

Os xintoístas têm muitos deuses (神, kami) que podem ser os que residem em coisas da natureza, objetos e também humanos. 
Os kami da natureza podem morar em rochas, árvores, montanhas, fenômenos naturais, etc e são venerados por abrigarem os deuses. Esses locais de veneração são chamados de xintai. Como exemplo de                             xintai temos o Monte Fuji (富士山, Fuji-sama).



Os ujigami são deidades tutoras de um determinado clã., geralmente um ancestral deificado.
Os ikigami são deidades humanas. Segundo suas crenças os deuses habitam no Takamagahara ou alto plano celestial e guiados pela Deusa-Sol Amaterasu Omikami (天照大神). O santuário mais importante do Japão é dedicado a essa deusa, que muitos acreditam ser ancestral da família imperial japonesa.


Santuário Ise ou Aramatsuri no Miya

Amaterasu Omikami

Vou aproveitar para contar uma história pra vocês sobre essa deusa:
"Diz a lenda que ela nasceu do olho esquerdo de Izanagui no Mikoto (イザナギ  ou イザナキ). Mais tarde, quando Susano no Mikoto, deus das planícies fez uma brincadeira que Amaterasu não gostou e não aprovou, ela se escondeu numa caverna no céu e fechou-a com uma grande pedra. Com a deusa-sol escondida, o mundo ficou em escuridão. Os outros deuses se juntaram para achar um jeito de fazê-la sair de lá. Juntaram galos que anunciavam o amanhecer, fizeram um espelho enorme, penduraram em arbustos sakaki (árvore de Deus) joias e tiras de pano e até chamaram a deusa Ama no Uzume para dançar. Estava tão empolgada dançando que até tirou suas roupas, e fez com que os deuses se divertissem e rissem muito. Tudo isso chamou a atenção de Amaterasu que olhou para fora da caverna e viu seu reflexo no espelho, aproveitando a situação o deus da força a puxou para fora, fazendo com que o mundo ficasse iluminado novamente".

Izanagui e sua irmã e esposa Izanami. Encarregados de vir à terra (Japão) para produzir descendentes.
Sua primeira filha foi Amaterasu, o segundo foi Tsukiyomi e o terceiro Susano.

Amaterasu saindo de sua caverna

Creio que todos já perceberam as muitas variedades de deuses e deusas, sem contar com os ancestrais, que existem. É interessante que existe uma expressão para isso. Os japoneses criaram a expressão: yaoyorozu no kami, que ao pé da letra significa "oito milhões de deuses", mas atualmente ela é usada para mostrar que existem incontáveis deuses ou deidades no xintoísmo e que sempre aumentam mais.

Lembram quando falamos sobre o ikigami ou divindade humana? No século VII, Amaterasu foi colocada na posição central dos deuses xintoístas, pela família imperial. Segundo a mitologia, ela é ancestral da família imperial japonesa e seu filho Jinmu Tenno (神武天皇) foi o primeiro imperador do Japão.

Diferente do Cristianismo, ao qual a maioria de nós está habituada onde temos a Bíblia que dita os padrões que os cristãos devem seguir, o Xintoísmo não tem. Ele tem os escritos Kojiki, Nihongi e Yengshiki, onde encontramos registros, rituais e orações. Segundo um estudioso xintoísta ele explica que o Xintoísmo não tem doutrina definida ou uma teologia específica, muda-se ou troca-se de um deus por outro. 
E no quê eles realmente acreditam? Eles acreditam que existem atos 'bons' e 'ruins'. Os bons são algumas virtudes como honra, ter sucesso nos estudos e no trabalho, obediência, autocontrole, promover a harmonia na comunidade, ser leal ao imperador acima de tudo e depois a comunidade a que pertence e ruins atos que impedem tudo isso de ocorrer. E a maneira de promover a harmonia é fazendo festivais (matsuri) e rituais. 

Os principais festivais são:
  •  Sho gatsu: Festividade de Ano Novo;
  • Setsubun: Festividade para retirar os demônios de dentro das casas e ter boa sorte;
  • Hina Matsuri: Festividade das Bonecas;
  • Festividade dos Meninos: penduram nos postes koi nobori ou as carpas que conhecemos simbolizando força;
  • Tsukimi: admira-se a lua cheia e come-se bolinhos de arroz;
  • Kanname sai: oferta de primícias do arroz pelo imperador;
  • Niiname sai: o imperador que preside como sacerdote do xintoísmo imperial, come as primícias do arroz;
  • Shichi-go-san: traduzido por "sete, cinco, três" são considerados anos de transição e crianças com estas idades são vestidas com kimono e vão aos santuários;
  • Além das festividades xintoístas são comemoradas também budistas, como o aniversário do Buda e a Festividade de Obon (finados), as crianças ascendem incensos e os adultos fazem oferendas em seus altares particulares, colocando bastante comida. Nesse festival há também a dança do Bon Odori, que diverte os espíritos dos antepassados. As lanternas (chouchin) vermelhas no mar e em rios são colocadas para guiar os espíritos de volta para o seu mundo;
  • Sakura: As pessoas fazem piqueniques em parques e visitam os santuários xintoístas;
  • Chichibu: Os japoneses transportam o kami para receber bençãos como o progresso.
OBON 


HINA MATSURI


KOI NOBORI


SHICHI GO SAN




Algo também característico do Xintoísmo é a adaptabilidade dele. Se fundiu com o Budismo, com o Confucionismo e com o Taoísmo. No começo, Xintoísmo e Budismo tiveram alguns problema, onde os pró-budistas acreditavam que o Budismo devia ser fundado no Japão também e o os anti-budistas tinham medo de causar ira em seus próprios deuses por isso não queriam adorá-los. No século VI, o príncipe Shotoku, aceitou o budismo. Os monges budistas ajudaram a difundir o xintoísmo, pois praticavam sua adoração nas montanhas onde os deuses xintoístas viviam. Daí se teve a ideia de misturá-los, tanto que muitos japoneses tem tanto o santuário (xintoísta) e o templo (budista). O xintoísmo pegou força depois do século XIII e então começou a surgir as escolas xintoístas, algumas que falavam do budismo e outras que davam enfase nos deuses xintoístas. Nessa época muitos xintoísta viam os deuses xintoístas como os originais e os budas como temporários no local e outras ainda usavam o confucionismo e esse foi o resultado da criação dessas escolas. 

Segundo um professor de história religiosa, para as pessoas comuns, deuses ou budas ão faziam diferença desde que atendessem seus pedidos ou súplicas. 

No Brasil, nós temos todas estas religiões, mas em menores porcentagens e elas geralmente acontecem onde há concentração das pessoas da nacionalidade original da religião. No caso do Xintoísmo há bastante nos eventos em São Paulo, onde há concentração de japoneses. Claro que há em outras regiões também! Enfim, é isso! Escrevi um pouco do que eu pesquisei para passar para vocês e espero que tenha ficado bom! 

Só por curiosidade estou colocando algumas expressões japonesas referente a religião:

Xintoísmo (神道, Shintō) 
Deus - 神様 (Kami Sama)
Jesus - イエス (Iesu)
Jesus Cristo - イエス キリスト (Iesu kirisuto)
Espírito Santo - 聖霊 (Seirei)
Bíblia - 聖書 (Seisho)
Cruz 
- 十字架 (juujika)
Pecado - 罪 (Tsumi)
Pecador - 罪人 (Tsumibito ou zainin)
Igreja - 教会 (Kyoukai)
Se Deus quiser - 神の思し召しがあれば (kami sama no oboshimeshi ga areba)
Só Deus sabe - 神のみぞ知る (Kami nomizo shiru)
Acredito em Deus - 神を信じる (Kami wo shinjiru)
Tenho fé em Deus - 神を信じている (Kami wo shinjiteiru)
Tenha fé em Deus - 神を信じて下さい (Kami wo shinjitekudasai)


Fonte: Kodansha Encyclopedia of Japan;
Mixture of Shintoism and Buddhism;
Book: Mankind's Search for God;
Embaixada Japonesa no Brasil.

Agradecimentos à todas estas fontes com seus devidos direitos.

MasamiSouji 総司正美 





Um comentário:

  1. Muito interessante essa grande tolerancia religiosa que aceita inclusive a mescla com outras religiões. MUITO BOA MATÉRIA

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*