Onomichi

Cidade do mar e das ladeiras faz parte das locações da trama Teppan exibida pela NHK
 
Onomichi
Na parte alta da cidade fica Zenkoji, que segundo lendas foi fundado por Kuukai no início do século 9
Onomichi
Em maio, os morros e encostas de Mukaishima são tomados pelas flores brancas do crisântemo piretrum
Onomichi Japão
Com alguma sorte, turista poderá
ver veados Yaku nos passeios
(Texto: Yoko Fujino/NB | Fotos:Fotos: Associação de Turismo de Onomichi)
Entre as cidades de Okayama e Hiroshima, em frente às ilhas do mar de Seto, fica a cidade de Onomichi, na província de Hiroshima. Para quem acompanha a novela Teppan, da rede de TV japonesa NHK, a cidade não é novidade – é a terra natal de Akari, a personagem principal. Na ficção, ela nasceu e foi criada no distrito de Mukaishima, uma ilha de 22,22 km² que é separada do resto da cidade pelo canal de Onomichi.

No cais do porto é possível conhecer o píer de onde Akari se joga para recuperar o trompete jogado no mar por Hatsune, que fica sabendo ser sua avó biológica. Logo ao lado está o atracadouro onde Machiko, mãe de criação de Akari, conta como conheceu sua mãe biológica. Mais à frente, morro acima, o turista pode ver a cidade e as ilhas do alto, a partir do templo budista Tenneiji, mostrada na cena em que Machiko explica è personagem principal a origem de seu nome.

Além da ficção
Vários pontos da cidade foram usados para locação, mas Onomichi tem muitos locais charmosos que ainda não foram mostrados na trama. Um deles é o bairro de Sangen-ya, logo atrás da estação Onomichi. Por ficar num morro, as ruas do bairro são interligadas por escadas, onde gatos tomam sol nos dias de inverno. Uma casa se destaca nas ladeiras de Sangen-ya: é a antiga residência da família Izumi, mais conhecida como Onomichi Gaudí House, por seu aspecto peculiar lembrar a arquitetura do catalão Antoni Gaudí.

A construção é em madeira sobre fundação de pedra, em terreno pequeno e de grande inclinação. As salas estreitas e a escada em ângulo mostram o malabarismo feito pelos construtores da casa, erguida em 1932. A escadaria é um exemplo do trabalho que tiveram: todas as tábuas de madeira têm formato diferente, e tiveram de ser talhadas uma a uma, numa tarefa que levou um ano. Atualmente, a casa está em reforma e não é possível vê-la por dentro, mas muitas pessoas a visitam mesmo para apreciá-la de fora.

Templos
Na ilha de Mukaishima existe um templo xintoísta curioso: o Jochuugiku Jinja construído em homenagem a Eiichiro Ueyama, inventor dos incenso inseticida em forma de espiral. Mukaishima foi o primeiro local onde foram plantados exemplares do crisântemo piretrum, matéria-prima dos espirais inseticidas. A planta, nativa da região do Mar Mediterrâneo, foi cultivada em grande quantidade por Ueyama, que viu nela possibilidade de negócios.

No início, a essência da flor era usada em pó ou em forma de espeto como um incenso comum, mas além de queimar muito rápido existia o perigo de causar incêndio ao cair. Foi a esposa de Ueyama, Yuki, quem teve a ideia de fazer o incenso em forma de espiral, que começou a ser vendido em 1902. Hoje o piretroide, agente inceticida do crisântemo piretrum, é obtido artificialmente. Mas em Onomichi a espécie continua sendo plantada nas encostas dos morros. No início de maio a paisagem fica tomada de branco pelas flores de tipo de crisântemo.

Já na parte alta da cidade de Onomichi, no lado do Honshu, está o templo budista de Senkoji, de onde se pode ter toda a visão da cidade e das ilhas próximas. Diz a lenda que o templo foi fundado pelo monge Kuukai no início do século 9, mas não se tem certeza.
A estrada que liga a estação do teleférico do parque Senkoji ao complexo religioso é chamado de “Caminho da Literatura”. Ao longo dele, encontram-se poesias de autores com forte ligação com a cidade inscritas em pedras. O local onde está a poesia de Fumiko Hayashi é o melhor ponto para se apreciar toda beleza da ilha de Mukaishima.
Onomichi :: Turismo Japão
 
Serviço: Como chegar a Onomichi
Onomichi
A cidade é ligada a Hiroshima pela linha Sanyo da JR. A viagem dura cerca de 1 hora e meia e custa 1.450 ienes. A partir de Okayama a viagem dura 1hora e 20 minutos e custa 1.280 ienes.

Mukaijima
A balsa faz o trajeto do porto de Onomichi (em frente à estação) a Tomihama, em Kukaijima, em 5 minutos. A tarifa é de 100 ienes por pessoa. A bagagem é cobrada à parte, de acordo com o peso. Pela bagagem de até 10kg a tarifa é de 60 ienes. Bicicletas pagam 10 ienes cada.
Templo budista Senkoji: Da estação Onomichi da JR caminhe 15 minutos ao longo da linha de trem em direção leste. Pegue o teleférico até o parque Senkoji na estação que fica próximo do cruzamento Choukouguchi. Da estação de chegada no parque, caminha-se 3 minutos pelo Caminho da Literatura para se chegar ao templo. O teleférico custa 440 ienes por pessoa, ida e volta. Crianças pagam 220 ienes. 

Fonte: NippoBrasil

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*