Shiatsu

Terapia oriental tem como intuito o bem-estar físico, mental e emocional
 

O Shiatsu é uma técnica que consiste em aplicar a pressão do dedo para harmonizar o organismo
Harmonizar o organismo e solucionar problemas físicos e emocionais com um único tratamento são algumas das características do shiatsu.
O método – que foi desenvolvido no Japão, no final da Era Meiji, a partir de outras técnicas orientais – tem como intuito equilibrar as energias do corpo para proporcionar o bem-estar pleno. Isso significa que problemas de ordens diversas, como dores musculares, enxaquecas e estresse, podem ser solucionados ao mesmo tempo e de forma conjunta por meio desse tratamento.

O que é?
O shiatsu é uma técnica que consiste em aplicar a pressão do dedo (“shi”, em japonês, significa dedo e “atsu”, pressão) para harmonizar o organismo. “É uma terapia oriental que se utiliza principalmente do polegar para aplicar pressão sobre o corpo humano, criando no organismo uma homeostase tanto energética como física. Isso gera a possibilidade de o próprio corpo criar um processo de autocura, físico, mental e energético, estabelecendo, assim, uma melhor circulação sanguínea, relaxamento muscular, alívio de dores, cansaço e estresse”, afirma o shiatsuterapeuta Ronaldo Yamashiro.
Essas pressões servem para estimular os canais de energia, que passam a circular de forma correta, e para manter o bom funcionamento do organismo, prevenindo e solucionando problemas físicos, mentais e emocionais de forma natural. “Essa autocura ocorre por meio de estímulos dos pontos específicos dos meridianos, que são canais de energia que percorrem todo o corpo. Podem ser sedados ou tonificados, dependendo da necessidade do paciente, a fim de obter a homeostase [equilíbrio] do organismo”, complementa o terapeuta do Centro de estética Mizuki, Carlos Oga.

Trata e previne
Antes de iniciar o tratamento, o terapeuta faz um diagnóstico para verificar os pontos que necessitam da pressão. “Por meio de um interrogatório, da inspeção das expressões, da língua, da cor da pele, da aparência, da palpação abdominal e da pulsologia, é realizado um diagnóstico oriental. Feita essa avaliação, são exercidas, ao longo dos meridianos do corpo, pressões com o intuito de estabelecer o equilíbrio das polaridades Yin e Yang. Com isso, o sistema nervoso autônomo, formado pelos sistemas simpático e parassimpático, equilibram-se e a saúde do organismo é preservada”, revela Ronaldo.
Esse diagnóstico é importante pois, por meio dele, o terapeuta poderá verificar tanto os problemas existentes, como os que podem vir a aparecer devido ao mal fluxo da energia no organismo. Dessa forma, o shiatsu também atua como um método preventivo. “Vários tipos de patologias podem ser prevenidas pela técnica, tais como: cervicalgias, lombalgias, cefaléias, mialgias [dores musculares] em geral, fadiga muscular e pressão alta. Como o shiatsu beneficia o fortalecimento do sistema imunológico, a pessoa fica mais protegida contra gripes, alergias respiratórias, etc.”, explica Carlos.
 
Contra-indicações
A princípio, o shiatsu é recomendado para pessoas que desejam promover o equilíbrio do organismo. No entanto, segundo Carlos Oga e Ronaldo Yamashiro, o tratamento é contra-indicado em casos como:

• câncer ativo;
• durante os três primeiros meses de gravidez;
• após cirurgias recentes;
• cortes abertos;
• epilepsia;
• alguns casos de diabete e de problemas de pele.

Abaixo vai alguns videos ensinando a fazer shiatsu nas costas, mas você pode achar diversos tipos de video-aula sobre shiatsu que é uma tecnica bem conhecida

Massagem Shiatsu Costas 1





Massagem Shiatsu Costas 2


Massagem Shiatsu Costas 3


0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*