Outono no Japão


5241487956_36cc1b4f55
Para quem gosta da cultura japonesa sabe que existem lugares para se visitar o ano todo, e durante a época de frio não é diferente. Durante o outono ocorre a mudança de coloração das folhas das árvores, o famoso "koyo" ou "kouyou" (紅葉), que é popularmente conhecido como momiji.
No começo do mês, a equipe do PortalNippon foi visitar o templo de Yusanji em Fukuroi, que nesta época do ano fica repleto das folhas de kouyou. Durante nossa visita fomos guiados pelo pesquisador e amigo Victor, que nos explicou e ensinou os significados de todas as estátuas e monumentos existentes neste templo. Aqui falaremos apenas sobre o outono e o kouyou e não especificamente sobre o templo. Fica aqui a dica de passeio para quem gosta de lugares tipicamente japoneses.
SOBRE O OUTONO NO JAPÃO - Koyo (紅葉)
No outono as folhas das árvores das ruas e montanhas iniciam a mudança da coloração para o vermelho e amarelo. A esta mudança de coloração das folhas das árvores dá-se o nome de koyo (紅葉).
5240893603_166516f7d8
Árvores cujas folhas mudam de coloração:
São as árvores de “folha caduca”, ou seja, as que perdem suas folhas entre o outono e inverno. A mudança de coloração inicia na parte onde é mais atingida pelos raios solares, até estender-se por completo. As folhas que alteram a sua coloração para o amarelo são denominadas também pela palavra koyo (黄葉).

As árvores cujas folhas alteram a sua coloração para o vermelho são o Irohakaede (ou Irohamomiji), Sakura, Tsuda, Urushi, Nanakamado, Keyaki e outras.

As que alteram a sua coloração para o amarelo são o Icho, Popura, Puratanasu, Buna, Tochino ki, etc.

Porque as cores das folhas são diferentes conforme a árvore?
Com a chegada do outono, o grau de pigmentação que dá às folhas a coloração verde diminui e a quantidade dos pigmentos vermelhos e amarelos aumenta. Assim, a diferença no grau de pigmentação, tem relação direta com a diferença das cores nas folhas.
5240919041_73b59e0cbd
O que é necessário para um belo koyo?
- Ter uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite;
- As folhas devem receber grande quantidade de raios ultravioleta;
- Umidade adequada para que as folhas não sequem.
Dizem que havendo estas três condições pode-se esperar por um bonito koyo.

Koyozensen
São as linhas que aparecem sobre o mapa representando o início do koyo, a partir do dia da mudança de coloração das folhas do irohakaede. Também é dito que o koyokoyo inicia-se em HokkaidoKyushu (terceira maior ilha do arquipélago japonês). inicia-se quando a temperatura fica abaixo de 10 graus. O (segunda maior ilha do arquipélago japonês) e leva cerca de 40 a 50 dias deslocando-se até
5240911669_9553cb72b2

Momiji-gari
Os caracteres  紅葉 (koyo) também podem ser lidos como momiji, e neste caso refere-se à “árvore bordo”. Em japonês, momiji-gari significa “apreciar a coloração das folhas variegadas (vermelha e amarela) das árvores no outono”. As folhas que caem das árvores e ficam acumuladas no chão,  também são muito bonitas de serem apreciadas.
Ultimamente há locais onde são providenciadas iluminações à noite para a apreciação do koyo.

Icho (Ginkgo biloba)
A Árvore Icho produz o fruto chamado Ginnan, que cai na mesma época quando as árvores perdem suas folhas. A parte amarela do lado de fora exala um mau cheiro e pode até causar urticária ao ser tocada. A parte verde que fica dentro da semente é comestível.

Fonte: Portal Nippon


0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*