Tatami

(Tapete de junco)


Tatami é o piso mais tradicional no Japão. É feito de igusa (palha de junco) com bordas de um tecido forte. Cada tapete de tatami tem, aproximadamente, 5 centímetros de espessura, 90 centímetros de largura e 180 de comprimento. Eles são considerados uma unidade de medida, para determinar o tamanho de um cômodo. Enquanto chinelos podem ser usados em cômodos de pisos de madeira ou ladrilho, no tatami apenas pés descalços ou com meias são permitidos. Atualmente, muitas casas japonesas adotam o estilo ocidental; no entanto, a maioria ainda tem um cômodo de tatami, que é usado para reunir pessoas ou acomodar hóspedes.

Para tecer um tatami, usa-se palha de junco, selecionada de acordo com a sua utilidade e categoria (qualidade, tamanho, cor). Em seguida, ela é enxaguada com barro, pois isso protege o junco contra a mudança de cor e também torna o próximo passo mais fácil. Raios infravermelhos são irradiados sobre esse barro, para fazer com que o junco se torne mais flexível e proporcione maior relaxamento.
Além da absorção do dióxido de carbono do ambiente, o junco permite a circulação do ar, mantém a umidade sempre adequada, evaporando água em dias secos ou absorvendo-a em dias úmidos, funcionando como um isolante térmico. A confecção em bambus macios relaxa o corpo, além de amortecer quedas e sons.

Originado da palavra tatamu, que significa "dobrar", o tatami é característico da decoração japonesa, já que o ato de sentar ou deitar no chão faz parte da milenar cultura do país.

Um autêntico tatami é composto por três partes:
1 - A cobertura de bambu ou junco (tatami omote) - feita de bambus macios. Cada um necessita de cerca 4 ou 5 mil juncos. Cordas de cânhamo ou algodão são usadas para tecer a cobertura, de maneira que os bambus fiquem bem próximos.
2 - O recheio de palha (tatami goto) - para fazer o recheio do tatami, 40 cm. de palha é esmagada até medir apenas 5 cm.
3 - O tecido decorativo das beiradas (tatami beri) - usado para fazer a borda do tatami.

O tatami pode ser triangular, retangular, quadrado e até mesmo octogonal. O tamanho depende do ambiente a ser revestido. 
 By: ACBJ

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*