Beigoma - A origem do Beyblade


Gingka, herói do desenho "Beyblade Metal Fusion"
Gingka, herói do desenho "Beyblade Metal Fusion"

Quase toda criança conhece os personagens do desenho animado "Beyblade", da televisão.
Eles deram origem a uma coleção desejada de piões, com lançadores, hastes de plástico e pista de combate.
O que talvez muitas não conheçam é o primeiro pião, que deu origem a essa invenção há pelo menos 3.000 anos!

Pião feito pelo artesão mineiro Nelsino Lourenço Gomes
Pião feito pelo artesão mineiro

O "tataravô" do Beyblade, feito de madeira, frequentemente acompanhado por lançador e barbante, continua a ser fabricado por artesãos. A humanidade sempre encontrou formas diferentes de fazer pião: desde casco de cavalo, sementes e caroços, até sucatas, como tampas de detergente. Desde a sua invenção, o pião nunca mais parou de rodar.

Beyblade é um brinquedo baseado no beigoma, uma espécie de pião tradicional japonês, porém em uma versão mais "tecnológica". Sua produção foi iniciada pela empresa japonesa Takara Tomy em 1997. Em 2002, a Hasbro produziu beyblades baseadas na série de TV.
No brinquedo, as regra básicas são jogar o oponente para fora da cuia, denominada Beystadium, ou fazê-lo parar de girar.


Beigoma - em geral este é considerado um jogo para meninos. Hoje são usados piões de ferro fundido, mas anos atrás ele eram feitos de conchas espirais. Os meninos competem entre si, afiando seus piões e tornando-os mais fortes, lixando parte do fundo para torná-los mais baixos, esculpindo formas em zigue-zague ao redor deles ou tornando-os mais pesados por meio de um revestimento com cera.



Como brincar:
É preciso um pequeno barril ou balde grande, uma esteira (goza) ou lona, para cobrir a extremidade aberta do barril ou do balde, e assim formar uma base para o giro dos piões.  
O modo mais comum de brincar:
(1) Todos os participantes fazem seus piões girar ao mesmo tempo na plataforma.
(2) O último pião que continua a girar vence a brincadeira, desde que permaneça na plataforma.


Fonte: ACBJ
Folha.uol

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*