Bolsa de estudos no Japão (Monbugakusho)


Bolsa Monbukagakusho
Atenção, abrir em uma nova janela. 

O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Governo Japonês oferece as bolsas de estudo descritas abaixo.
Para maiores informações, acessar o site http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/bolsas/bolsas.htm, ou entrar em contato pelo email orienta.bolsa@japao-rio.org.br ou pessoalmente no Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (Av. Presidente Wilson, 231 / 15o. andar,  Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2240-2383

Bolsa de Pesquisa- Nível de Pós-Graduação: com duração de 18 e 24 meses para pesquisadores de até 35 anos, com a possibilidade de cursar mestrado e/ou doutorado em universidades japonesas. Geralmente as inscrições acontecem em maio, com  vagas para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, independente da área de especialização.
Bolsa de Graduação: com duração de 5 anos, é voltado para estudantes entre 17 e 22 anos. As inscrições normalmente acontecem em junho, com previsão de algumas vagas para o Brasil todo.
Bolsa para Escolas Técnicas: para estudantes com ensino médio concluído, com idade entre 17 e 22 anos, com duração de 4 anos, em várias áreas tecnológicas (áreas de exatas). Normalmente as  inscrições encerram em junho, com as vagas  distribuídas em diversos países.
Curso Profissionalizante: preferencialmente nas áreas de engenharia (civil, elétrica), arquitetura, telecomunicações, eletrônica, nutrição, educação infantil, secretariado, administração hoteleira, turismo, design de moda, design, fotografia. Voltado para estudantes com o ensino médio concluído e idade entre 17 e 21 anos, com duração de 3 anos. As inscrições ocorrem normalmente em junho.
Estudo de Língua e Cultura Japonesa: Para universitários matriculados no curso de língua ou cultura japonesa, com idade entre 18 e 30 anos. A duração da bolsa é de 1 ano. As inscrições ocorrem  entre janeiro e fevereiro.


Outros links de interesse:

Exames do ano anterior destas bolsas encontram-se disponíveis em:http://www.studyjapan.go.jp/jp/toj/toj0308j.html


Um comentário:

MAIS POSTAGENS *--*