Bentô com soborô de frango e ovos

Bentô com soborô de frango e ovos

Ingredientes (para 4 porções)

・200 g de frango moído
・5 g de gengibre
・2 ovos
・6 vagens
・600 g de arroz branco cozido

(A)
・2 colheres de sopa de açúcar
・2 colheres de sopa de shoyu
・4 colheres de sopa de água

(B)
・Pitada de sal
・1 colher de chá de açúcar

・Óleo vegetal para refogar 


Bentô com soborô de frango e ovos Bentô com soborô de frango e ovos Bentô com soborô de frango e ovos

Modo de preparo

  1. Descasque o gengibre e pique em cubos bem pequenos. Remova o fio fibroso das laterais das vagens. Escalde as vagens em água com sal. Escorra e deixe esfriar. Corte em fatias diagonais.
  2. Prepare o soborô de frango. Aqueça uma frigideira. Unte a base com 1 fio de óleo vegetal. Desligue o fogo ou remova do calor. Deixe a frigideira esfriar um pouco. Coloque o gengibre e o frango na frigideira, mexendo com uma espátula para separar a carne. Leve a frigideira ao fogo brando. Continue mexendo para que a carne moída fique bem solta até que ela fique como uma farofa. Adicione os temperos (A) e deixe apurar sobre fogo médio até que o líquido quase evapore por completo.
  3. Prepare o soborô de ovos mexidos. Quebre os ovos numa tigela. Remova a membrana de albumina da gema. Bata bem e adicione os temperos (B). Aqueça a frigideira, unte a base com 1 fio de óleo vegetal, e deixe esfriar da mesma maneira que foi feita no preparo do soborô de frango. Com a frigideira fora do fogo, coloque a mistura de ovos batidos. Mexa vigorosamente até que os ovos fiquem meio cozidos. Leve a frigideira ao fogo brando. Mexa até que os ovos estejam com uma textura suave e granulosa. Passe para um prato e deixe esfriar. Não deixe que os ovos continuem na frigideira pois o calor do metal vai fazer com que os ovos fiquem passados demais.
  4. Coloque arroz branco cozido em 4 marmitas. Nivele o arroz. Cubra com partes iguais de cada cobertura. Coloque o soborô de frango sobre um terço do arroz, o de ovos sobre mais um terço e cubra o terço restante com as vagens.
Gostosos mesmo frios
O bentô do Japão, ou seja, as refeições empacotadas para viagem, geralmente são servidos frios. O truque para o prato de hoje é usar carne moída de frango. A carne de porco ou de vaca é gordurosa, e a gordura não é gostosa depois de fria. Além disso, a cobertura de carne deve continuar no fogo até que a maior parte do líquido seja absorvida.

Fukume-ni  é o nome da técnica de cozinhar os ingredientes e depois deixar que eles esfriem dentro do caldo de cozimento para que absorvam o sabor. Raízes e legumes como batatas frequentemente são cozidos e esfriados num caldo de dashi com shoyu.
Os ingredientes se expandem quando esquentam, e absorvem sabor quando se contraem ao esfriar. Isto permite que os sabores sejam absorvidos de forma melhor do que quando cozidos por um longo tempo. Os pratos resultantes podem ser servidos frios e logicamente ficam também muito gostosos reaquecidos.
 
Fonte: NHK

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*