Kamoe Kannon um templo com mais de 1.000 anos no centro de Hamamatsu

kamoe-kannon

Kamoe Kannon… quem é Kannon?
Me faz lembrar do Templo Kamoe Kannon de Hamamatsu… são poucas as pessoas que sabem que aquele templo tem nada mais, nada menos do que 1000 anos, “escondido” atrás se uma construção super nova… A construção original é inteira de madeira, pintada em vermelho vivo e que infelizmente está com problemas de conservação. O mais impressionante é que isso é um “segredo” não porque não pode ser visto pelos outros, mas sim por que nem todos têm o interesse em conhecê-lo.
Já a construção mais nova aparenta ter menos de 50 anos… É virtualmente impossível para um visitante de primeira viagem ou um transeunte poder perceber a existência do Kamoe Kannon original, que tal qual um idoso, se curva perante a idade e a construção nova, logo na frente.
Só pude descobrir o segredo do Kamoe Kannon depois de conversar com os monges do local em uma tarde de estudos. Depois de ter o meu Goshuincho assinado, naquele dia fui levado para os fundos do Kamoe Kannon, onde está guardado o seu mais precioso segredo… A visitação (pelo menos da área externa) é aberta a qualquer um, bastando estar munido de curiosidade. Vale a pena, não só pela surpresa, mas também por encontrar essa preciosidade de 1000 anos oculta bem no centro da cidade de Hamamatsu.
O templo é dedicado à Kannon (ou Kwannon), personificação feminina do boddhisattva Avalokitesvara, aquele que atingiu iluminação e observa todos com piedade. No Japão Kannon se transformou naquela que ampara misericordiosa, também conhecida como a “Kannon de 1000 mãos”.
A origem (e a transformação de uma figura masculina em figura feminina) aconteceu na China. Guan Yin ou Kwan Yin é uma poderosa figura do budismo chinês voltada para as mulheres. Lá, Guan Yin é referenciada pela fertilidade e pela ajuda aos necessitados. Tal qual a imagem logo acima, a Kannon japonesa têm essa feição de serenidade, olhando para baixo misericordiosa.
O templo fica a 15 minutos de caminhada da estação de Hamamatsu.
Para ver o mapa ampliado basta clicar na imagem abaixo.
Templo_Kamoe_Kannon.

Via Japanologia/ Portal Nippon

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*