Pães japoneses e Anpanman


Konbanwa! Fazia algum tempo que não conseguia postar no blog por falta de tempo, mas hoje, voltei ao blog para escrever sobre o Dia Mundial do Pão, espero ter mais tempo a partir de hoje para escrever mais.
O tema pode ser um pouco estranho para um blog sobre cultura japonesa, até porque, quando falamos em pão, nos lembramos do pão francês, que consumimos sempre no café da manhã, mas também existem vários tipos de pães japoneses.
O pão chegou ao Japão no século XVI com os navegantes portugueses, a palavra pan deriva de “pão” e tem o mesmo significado. Durante muitos anos, esse alimento ficou restrito a algumas comunidades de estrangeiros no país, como a ilha de Dejima, único local onde os comerciantes holandeses podiam viver. O pão apenas se tornaria popular entre os japoneses a partir da era Meiji (1868 – 1912).
Em 1871, o dono da padaria Kimuraya, em File:Bean jam doughnut,Katori-city,Japan.JPGTokyo, pensou em fazer um pão que agradasse ao paladar dos japoneses, e criou o anpan, um pãozinho arredondado, com uma massa macia e adocicada, recheado com anko (doce de feijão em pasta). No início do século XX, a Kimuraya chegou a vender mais de 100 mil anpans por dia, depois que o imperador disse que este era seu doce preferido. A padaria existe até hoje, e vende até 15 mil anpans diariamente.
O anpan já inspirou até uma série de livros infantis. Em 1973, o ilustrador Takashi Yanase criou um personagem chamado Anpanman, um super–herói com cabeça de anpan que luta pela justiça. A história começa com o padeiro Jam Ojisan (Tio Geléia), preparando seus pães, quando um pedaço de estrela cai sobre a massa e forma o herói. O maior inimigo de Anpanman é Baikinman (Homem-Germe), cujo objetivo é atacar a saúde de todas as crianças. Em 1988, a NTV começou a produzir um animê com as aventuras do super-herói, que continua sendo exibido até hoje no Japão e faz muito sucesso entre o público infantil.
Além do anpan, também existem vários tipos de pães japoneses, como o kare-pan, um pão empanado, frito e recheado com karê (refogado de carne com legumes e curry); o melon pan, um pão doce, que não leva melão na receita, mas lembra um pouco a aparência dos melões cultivados no Japão; e o kurimu-pan, um tipo de pão recheado com creme.

 
Fonte: Nihon no Chikaku

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*