Receita de Takoyaki

http://www.flickr.com/photos/ayano/2220145528/sizes/m/
O takoyaki é um bolinho assado de polvo. Prato popular no Japão, é muito apreciado principalemente nas regiões de Kansai (Osaka em destaque, Kobe, Kyoto etc). Traduzindo ao pé da letra, tako (たこ) significa polvo e yaki (焼き) assado, ou no caso, frito na chapa.
A partir da mistura de farinha de trigo, água, ovos e dashi (caldo de peixe), faz-se a massa que é derramada em uma chapa chamada takoyakiki (たこ焼き機), com cavidades esféricas. A massa e os recheios como polvo cozido, gengibre vermelho em conserva (benishouga), repolho, cebolinhas picadas, entre outros ingredientes a gosto, são misturados todos juntos. Para virar os bolinhos, utiliza-se apenas um único palito, o que requer o domínio de uma técnica muito curiosa.
Por fim, os bolinhos são cobertos com molhos especiais (takoyaki sauce), uma espécie de molho inglês, algas verdes (ao nori) e maionese.
O takoyaki nasceu a partir de várias adaptações culinárias no Japão, e a sua trajetória é bastante interessante:
Final da Era Meiji
Transformação de monjyayaki, massa recheada de vários tipos de legumes e assada em chapa de ferro lisa, em dondonyaki, uma versão mais consistente e prático para tranporte.
Era Taishou
Dondonyaki, bastante difundido na região de Kansai, passa a ser assada em chapas com cavidades esféricas. Deu-se origem assim ao choboyaki, precursor do takoyaki em formato de bolinhos.
Início da Era Shouwa
Choboyaki, que antes era temperado com molho depois de assado, agora fora incrementado com o caldo de peixe (dashi) diretamente à massa, ampliando também as opções de recheio como cebolinhas e carnes, e passa a ser chamado de radioyaki.
Em 1935, numa famosa casa de takoyakiAizuya” em Osaka, um cliente proveniente da cidade de Akashi, província de Hyogo , ao comer choboyaki comentou: “Aqui se coloca carne? Em Akashi, coloca-se polvo!”. Ele se referia ao akashiyaki, aparentemente parecido com o takoyaki, mas com texturas e recheios diferentes. O comentário fez com que Tomekiti Endo, fundador de “Aizuya“, criasse o que atualmente chamamos de takoyaki.


A de cima, da Mari. De baixo, a minha que comprei na rua dos Estudantes, na Liberdade, na segunda loja de utensílios à esquerda, para quem desce a partir da Galvão Bueno (não lembro o nome da loja, mas lá há vários modelos, todas de ferro)

Takoyaki. Receita de Mari Hirata
Para a massa
300 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
4 ovos
100 g de cará cru ralado fino
1 litro de dashi gelado (compre o produto em pó, de preparo instantâneo)
1 colher (sopa) de shoyu
Para o recheio
400 g de polvo cozido cortado em pedaços *
1 xícara de cebolinha verde picada bem fininho
1/4 de xícara de shoga gari, gengibre marinado no vinagre (veja receita abaixo)
1/2 xícara de camarão sakura (rosinha bem pequeno), seco (pode usar camarão seco brasileiro, mas pique bem fininho antes)
Complementos
Hana Katsuo bushi (lascas de bonito grandes)
Takoyaki sauce (ou use molho para yakisoba reduzido e engrossado levemente com amido)
Maionese
Aonori (pó de nori verde)
Óleo para untar
Prepare a massa: peneire a farinha com o fermento e reserve. Misture bem os ovos com o cará ralado e reserve. Misture o dashi gelado com a farinha de uma só vez e misture com fouet (batedor de arame). Junte a mistura de ovos e o shoyu. Com um pincel, unte bem as formas de takoyaki com óleo. Aqueça bem antes de usar. Despeje a mistura da massa quase até preencher as cavidades e introduza em cada cavidade os ingredientes do recheio: pedaços de polvo, cebolinha picada, camarão seco e o gengibre picado. Com ajuda de um palito comprido, vá limpando cada volta da cavidade, enrolando e virando as bolinhas para que fiquem douradas por igual. Se quiser as bolinhas bem crocantes, coloque um pouco de óleo em cada cavidade para ir fritando (se quiser menos oleoso, apenas unte as forminhas). Disponha as bolinhas prontas em um prato e cubra com molho, maionese, lascas de bonito seco e, por último, a alga aonori. Sirva bem quente.
Rende: cerca de 30 bolinhos
* A Mari preparou o polvo assim: limpou bem um polvo de pelo menos 3 kg (segundo ela, os menores não são bons), esfregando sal grosso. Bateu um pouco nele com nabo. Enxaguou bem. Ferveu um balde de água e, segurando o polvo pela cabeça foi mergulhando os tentáculos aos poucos, até mergulhar todo ele. Deixou cozinhar por apenas um minuto. Tirou da água, deixou esfriar e cortou em pedaços.
Beni Shoga - gengibre marinado. Receita de Mari Hirata 200 g de gengibre fresco (descascado e cortado em palitinhos finos)
350 ml de vinagre de arroz
200 g de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
Ferva uma vez os palitinhos de gengibre, coe e jogue fora a água do cozimento. Misture o vinagre, sal e açúcar e aqueça sem deixar a mistura ferver. Junte o gengibre e guarde em pode de vidro. Fica melhor se utilizado após três dias. Pode ser guardado durante meses na geladeira. Obs: costuma ser encontrado com cor vermelha, colorido artificialmente. Para colorir naturalmente, use um pouco de suco de beterraba.

Este video é do canal Crazy Japan, aqui mostra como é o preparo do takoyaki, assistam que valemuito apena ^^. Espero que tenha gostado! 

fontes: Nipocultura / Come-se /

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*