Sorte ou azar - Omikuji

Desde os tempos antigos os japoneses usam algumas formas para decidirem as questões importantes da sua vida. Uma dessas formas são os omikuji cuja tradução literal é “lotaria sagrada”. Os omikuji são pequenos pedaços de papel enrolados que nos dizem qual será a nossa sorte para a vida futura. Esta prática foi iniciada por Gansan-Jikei-Daishi-Ryogen-Shonin, ou Gansan-Daishi (912-985), no período Heian. Ele invocou Kanzeon Bosatsu- (uma das imagens de Buda) e iniciou as palavras de Omikuji ou Kannon-kuji.


A maioria dos locais onde se encontram estes omikuji é nos santuários xíntoistas ou templos budistas no Japão e podemos adquiri-los deixando uma pequena oferta para o templo entre 5 e 100 ienes.
Existem doze níveis que vão desde a “grande benção” até à “grande maldição”. Quando se faz uma oferta, escolhem-se o omikuji, que estão numa caixa e desenrola-se o papel para sabermos o que nos ditou a sorte. 

Os níveis são os seguintes:
- Grande bênção (dai-kichi, 大吉)
- Bênção medíocre (chû-kichi,中吉)
- Pequena bênção (shô-kichi,小吉)
- Bênção (kichi,吉)
- Meia bênção (han-kichi,半吉)
- Quase bênção (sue-kichi,末吉)
- Pequena quase bênção (sue-shô-kichi, 末小吉)
- Maldição (kyô,凶)
- Pequena maldição (shõ-kyô,小凶)
- Meia maldição (han-kyô,半凶)
- Quase maldição (sue-kyô,末凶)
- Grande maldição (dai-kyô,大凶)



No caso de ser uma coisa boa ficamos com o papel, mas se sair uma coisa má o omikuji é atado a uma árvore do templo. Desta forma, é suposto libertarmos a má sorte. O omikuji normalmente predizem as chances da pessoa ou a esperança de ela se tornar real. Geralmente os papelinhos (omikuji) falam sobre saúde, sorte, negócios, amores, etc.


Recentemente, a maioria das pessoas usa os Omikuji apenas para se divertir. e não acreditam no que eles dizem. A tradição tem-se vindo a perder, e são as crianças que ainda levam esta tradição a sério. Às vezes, podemos encontrar omikuji nas famosas “vending machines” que populam o país do Sol Nascente.
No entanto, por favor, se alguma vez lhe calhar um omikuji com “Sorte Daikichi / Excelente)”, guarde-o pois a sua vida pode sofrer algumas transformações para muito melhor.

By Club Otaku

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*