Fazendo onigiri pela primeira vez

Acho que todos que acompanham o blog vão estranhar essa postagem por estar escrevendo do meu próprio punho, mas queria compartilhar com as pessoas meu novo hobbie na cozinha e como prometido disso que iria postar umas imagens de como eu fiz o onigiri.

Primeiro eu fiz o recheio: Peito de frango desfiado, repolho, gengibre, pouco de sal com alho e uma certa quantidade de shoyu. Rende muito e para fazer onigiri com um pouco de recheio da pra fazer muitos.


Depois eu coloquei 3 canecas de arroz japonês no escorredor, levei bastante e deixei meia hora descansando.


Esse é o tempero do onigiri, pessoalmente gosto de saquê (próprio para cozinhar) e também prefiro algo mais salgado, então coloquei uma colherzinha de chá de açúcar, uma colher normal de sal e uma colher de saquê em uma xícara com vinagre suave


Para cozinhar o arroz tem mil jeitos, o mais facil, rapido e eficiente é cozinhar o arroz na panela eletrica (não tem erro) mas se você não tem panela eletrica faça o seguinte: Use uma panela funda anti aderente, como eu fiz 3 canecas de arroz, coloquei 3 canecas de aguá, tampei bem e cozinhei em fogo alto até ferver (quando o vapor quer sair pela tampa) deixei por 15 min, abaixei o fogo e deixei por 10 min, se você achar que a aguá é pouca você pode colocar mais um pouquinho de aguá, após os 10 min, desliguei o fogo e deixei descansar por 10 min.


Quando eu tirei o arroz da panela, coloquei uma vasilha de vidro e despejei o tempero (com vinagre e saquê) mexei bem com a colher própria para mexer nesse arroz.
Quando se mexe com ele, você percebe que é bem grudento, mas os grãos não estão partidos e nao é um arroz empapado, olhando nas imagens parece até arroz agulhinha (aqueles que agente usa normalmente).


Lembrando que para fazer o onigiri o arroz ainda tem que esta meio quente/morno, mas nunca frio! Coloquei bastante arroz na forminha, sempre que for moldar o arroz, molhe as mão com aguá e sal (junte os dois em um copo para usar) se a sua mão não estiver molhada o arroz gruda tudo na sua mão =S.


Aperte bem, faça um buraco no meio e coloque o recheio, você mesmo vai perceber que não da pra colocar muito recheio, mas só precisa saber moldar ele para caber mais (a pratica leva a perfeição).


Coloque mais arroz em cima do recheio e coloque a tampa da forminha, aperte muito mesmo, após isso retire a tampa e embaixo das forminhas sempre tem um fundo movel, é só dar uma apertadinha nele para baixo que o onigiri sai, molhe a mão, de uma moldada e pronto.


Como deu para perceber eu tenho 5 moldes diferentes para onigiri, ao todo deu para fazer 15 bolinhos, como eu disse antes, rende muito e o nori é algo que pode ser mais para enfeitar do que acrescentar, pois o sabor do nori não influencia tanto no prato. É muito gostoso (embora eu ainda gosto mais dos pratos com muita carne)
Então aqui eu finalizo a minha postagem sobre onigiri, não é um monstro de 7 cabeças, importesse apenas em praticar e comer bem! Espero que tenham gostado (^.^)


0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*