Receita de Gyoza (Pastel japonês)


O registro mais antigo do gyoza no Japão, remonta ao período Edo, quando o daimyo e entusiasta de alimentos Tokugawa Mitsukuni, popularmente conhecido como Mito Koumon, experimentou o gyoza feito por Zhu Shun Shui, um estudioso chinês que estava em visita ao Japão. Ele simplesmente adorou, no entanto, este gyoza era bem ao estilo chinês: Apenas cozido no vapor e feito com a massa mais grossa.
O gyoza que temos na atualidade, na verdade, vem do período pós-guerra, quando muitos japoneses que trabalhavam na China retornaram para o Japão e, para sobreviver, começaram a fazer e a vender o gyoza em barracas. Com a escassez de alimentos nesse período, o jeito era fazer o gyoza com uma massa mais fina.



Embora o Gyoza [ギョーザ] seja originalmente uma iguaria da culinária chinesa, ele tornou-se muito popular em todo o Japão. Enquanto que na China, o Gyoza, cujo nome chinês é Jiaozi, pode ter vários tipos de recheio, no Japão, basicamente seu recheio é de carne de porco picada, repolho, cebolinha, alho e gengibre.

Muitas vezes ele é referido como pasteizinhos japoneses ou chineses. A massa do gyoza se assemelha ao de um pastel comum, porém após ser colocado o recheio, são cozidos no vapor e depois rapidamente fritos em uma panela com pouco óleo. O gyoza grelhado também é comumente chamado de Yaki Gyoza [焼き餃子]. (Japão em foco)

Ingredientes:

Recheio
300g de repolho cozido e picado
200g de carne de porco moída
100g de nirá picado
4 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
1 colher de sopa de sakê
1 colher de sopa de caldo de gengibre ralado
3 dentes de alho ralado

Massa
1 ½ xícara de farinha de trigo
2/3 xícara de água fervendo
2 colheres de chá de óleo
sal a gosto

Molho
2 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
1 colher de café de caldo de gengibre ralado

Para fritura
água fervida 

o suficiente de óleo

Modo de Preparo:
1. Comece preparando a massa misturando a farinha de trigo, o óleo e o sal.
2. Vá acrescentando aos poucos a água e amasse até que a massa fique com uma textura macia. Descanse por 3 horas.
3. Esprema bem o repolho e o nirá, para retirar o excesso de água e misture com o restante dos ingredientes do recheio.
4. Numa superfície enfarinhada divida a massa em 20 partes iguais e com auxílio de um rolo abra no tamanho de um pastel pequeno e na espessura de 2mm, de modo que fique redonda.
5. Coloque uma colher de chá de recheio e feche dobrando as bordas com as mãos, fazendo pregas. Pressione levemente a base para que o pastel fique em pé com as pregas viradas para cima. Repita este processo com o restante da massa.
6. Aqueça uma frigideira com duas colheres de sopa de óleo e doure a base do pastel.
7. Em seguida regue com água quente até cobrir 1/3 do pastel e tampe imediatamente, deixando até que seque toda a água.
8. Arrume os pastéis no prato, colocando a base voltada para cima.
9. Prepare o molho misturando todos os ingredientes.
10. Sirva os gyooza ainda quentes com o molho.



Minna está é uma receita de base, mas você pode fazer como achar melhor, por exemplo: Eu fiz o recheio com frango desfiado e usei massa pronta de pastel, ficou muito bom, mas a massa de pastel é grossa, então você deve cozinhar por mais tempo.

Dica: Use massa foliada ou massa de lasanha (pré-cozida). Sobrou bastante recheio então usei para fazer onigiri (colocarei imagens na próxima postagem).

Espero que gostem e boa sorte!

3 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*