6 Tipos de japoneses que um estrangeiro encontra no Japão

pessoas japonesas
Crédito: Divulgação
Sendo o Japão um país onde a maioria das pessoas são etnicamente iguais, à primeira vista, a tendência é achar que todos terão comportamentos semelhantes.
Mas não foi isso que revelou a equipe do site Rocket News 24 e que muitas pessoas que vivem por aqui já perceberam. Eles comprovaram que, apesar de terem e viverem numa mesma cultura, as pessoas possuem valores e algumas posturas diferentes, sobretudo quando encontram um estrangeiro.
No olhar de muitas pessoas que vem de fora do Japão, existem 6 tipos básicos de japoneses, em relação ao tratamento com estrangeiros. Veja lá:

Pessoas úteis

São os japoneses prestativos, que gostam e fazem questão de ajudar e fazer com que o estrangeiro tenha uma boa impressão do país e da sua população.

Caçadores de estrangeiros

São pessoas que fazem de tudo para estar perto de um estrangeiro, buscando sua amizade. Às vezes não se preocupam muito com o seu bem-estar e sua vida, ou então realmente são prestativos, mas o fato é que estes querem ficar perto de um estrangeiro para mostrar às outras pessoas que têm um amigo “diferente”.

“Ninjas” internacionais

São aqueles japoneses que convivem por longo tempo com estrangeiros, no trabalho ou em escolas, sem falar muito ou somente em japonês, mas, em algum momento, por alguma razão (seja uma cerveja ou um pouco mais de intimidade) soltam seu inglês fluente e impecável e toda a sua bagagem cultural internacional. São, geralmente, pessoas que evitam mostrar-se diferentes perante os demais e escondem suas habilidades, mas acabam se revelando em algum momento depois.

Amantes do ocidente

São aqueles japoneses que adoram cultura internacional, gostam de saber sobre o país do estrangeiro, frequentam bares de “gaijin” (estrangeiros) e, frequentemente reclamam do seu país, dizendo que o Japão é muito rígido e inflexível. Gostam de fazer amizades com pessoas não japonesas pois se identificam mais.

“Vampiros” do inglês

São os japoneses que enxergam no estrangeiro que está passando na rua, nas estações ou em qualquer lugar deste país, uma oportunidade para praticar, testar e aprender inglês. Sendo tão difícil praticar a língua morando no Japão, a visão de qualquer estrangeiro é, para estas pessoas, uma oportunidade, mesmo sem saber se ela fala ou não inglês.

Lembrete de gaijin

Estes são japoneses que olham para um estrangeiro como um turista e, dificilmente o enxergam como alguém que pode estar integrado na sociedade. Mesmo que o estrangeiro fale fluentemente o idioma japonês, o nativo faz questão de responder em inglês. Outro exemplo está em restaurantes, onde o estrangeiro recebe garfo e faca, ao invés de hashis, mesmo sem pedir, como se ele não pudesse ter se acostumado com os hábitos japoneses. Inocência ou não, o fato é que às vezes essas pessoas podem somente querer ser úteis em colaborar com um estrangeiro, mas àqueles que já estão integrados na sociedade podem perceber este ato como uma dificuldade da pessoa japonesa em aceitá-los como parte da sociedade nipônica, lembrando-os sempre que são estrangeiros ou gaijin.
É claro que estes tipos básicos de pessoas japonesas podem se misturar e não ser tão caricatos assim, mas parece que todos os estrangeiros tem alguma história para contar sobre algum tipo que não acontece somente no Japão, mas em todos os países.
Interessante mesmo é conseguir somar todas as histórias que temos com os japoneses e fazer desta soma um resultado de muita aprendizagem! Afinal de contas, também existe diferentes tipos de estrangeiros no país!
FONTE: ROCKET NEWS 24/TÓQUIO (IPC Digital) 


0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*