影山浩宣 Kageyama Hironobu

É impossível falar de animesong’s sem falar de Hironobu Kageyama. O cantor ficou conhecido mundialmente por interpretar temas de animes, tokusatsus e games, sendo destaque as canções de abertura “Cha-la Head Cha-la” de Dragon Ball Z e “Soldier Dream” de Os Cavaleiros do Zodíaco. Mas a carreira de Kage-chan, como é conhecido por seus fãs, começa muito antes dos animes.
Kageyama nasceu em Osaka, Japão, em 18 de fevereiro de 1961 e desde cedo já tinha aptidão para lider. Em 1977, aos 16 anos, o cantor iniciou sua carreira profissional como vocalista e líder da banda LAZY (do inglês, “preguiçoso“). A banda era formada por Akira Takasaki (guitarra), Hiroyuki Tananaka (baixo e guitarra), Munetaka Higuchi(bateria), e Shunji Inoue (teclado),e Hironobu Kageyama como vocal. O primeiro grande sucesso da banda foi o hit “Hey! I Love You“, que seguia um estilo de rock mais light, como Beatles e Deep Purple (banda preferida do vocalista na época). Porém, no início dos nos 80, o estilo da banda começou a se aproximar cada vez mais dos estilos do Heavy Metal e Hard-core, o que provocou divergências entre os integrantes, que decidiram separar a banda em 1981.
                                            Kageyama iniciou sua carreira na banda LAZY, onde já era o vocalista.
Kageyama iniciou sua carreira solo com as músicas “Lonely Hearth” e “Kyou wo Ikiyou” e o primeiro álbum “Broken Hearth”. A gravação do seu primeiro animesong ocorreu em 1984, com a música “Stardust Memory” do anime de robôs Chou Jikuu Kidan Southern Cross.
Mas foi em 1985 que o cantor ganhou maior projeção para com os fãs de anime/tokusatsu. Neste ano, a gravadora Nippon Columbia (ainda hoje uma das maiores gravadoras do Japão) o convidou para cantar os temas da série Dengeki Sentai Changeman (ou “Esquadrão Relâmpago Changeman”, no Brasil), onde gravou 9, das 12 músicas que compuseram o álbum. O sucesso em Changeman fez com que Kageyama gravasse outros diversos temas de anime, tokusatsus e live-actions como Uchuusen Sagitarius, MD Geist, Transformers The-Headmasters, Hikari Sentai Maskman, etc…
                                         Das 12 faixas do disco, Kageyama cantou 9 músicas do disco do Changeman.
Soldier Dream” foi gravada em 1988, junto com a banda Broadway, como segundo tema de abertura de Saint Seiya (ou “Os Cavaleiros do Zodiaco”, no Brasil). Nesta ocasião, o cantor ainda gravou mais 9 músicas para a série, incluindo Blue Dream, o  segundo tema de encerramento dos defensores de Atena. O sucesso do anime na Europa levou o nome de Kageyama junto, e rapidamente, vários fãs começaram a surgir fora do Japão.
Mas a maior consagração do cantor ocorreu quase um ano depois do lançamento deSoldier Dream. Em maio de 1989, Kageyama gravou o tema de abertura de Dragon Ball Z, “Cha-la Head Cha-la“. O anime foi transmitido em diversos países do mundo a partir dos anos 90, sendo Cha-la Head Cha-la, um dos temas de animesongs mais executados e cultuados de todos os tempos. Uma curiosidade, é que Kageyama lia o mangá Dragon Ball nas páginas da revista semanal Shonen Jump, e declarou que sempre sonhou em cantar o tema de abertura quando este se ganhasse sua versão animada.
                                        Kageyama sonhava em cantar uma música de Draon Ball desde quando lia o mangá. Mal sabia que esse seria seu maior sucesso.
No decorrer dos anos 90, Kageyama continuou com sua carreira de animesinger, com destaques para o segundo tema de abertura de Dragon Ball Z “We Gotta Power“, e város temas de tokusatsus como Fiveman, Jetman, Kakuranger, Ohranger e muitos outros.
Em 1994, o cantor ganha o o prêmio Gold Single Disc (Single de Ouro), da Associação Japonesa de Gravações Musicais (Nippon Record Kyoukai), graças ao enorme número de vendagem do single “Suki Suki Suki“. Ainda nesse ano, Kageyama grava um álbum com músicas-tema de seu time de futebol do coração, o Kashiwa Reysol. Um ano depois, chega as lojas “Hironobu Kageyama Power Live’95 Cyvox“, um cd duplo com as melhores musicas lançadas por ele até então, todas em versão ao vivo. Ainda em 1995, Kage grava sua primeira música com Ichiro Mizuki, conhecido como o rei dos animessongs, “Cross Fire!!”
No segundo semestre de 1997, foi lançada o que podemos chamar de “a maior e melhor coletânea de toda a sua carreira”: Hironobu Kageyama 20th Anniversary Eternity, um box de 5 cds com suas melhores musicas, tanto musicas próprias quanto anime songs, gravadas ao longo de seus primeiros 20 anos de carreira, que viriam a ser comemorados naquele mesmo ano. Sem dúvidas, uma verdadeira jóia para os fãs. Foi nesse ano que Kageyama gravou sua primeira canção para games, sendo seus primeiros trabalhos para os jogos, Psychic Force, Dragon Ball Final Bout, Ganbare Goemon (Mystical Ninja), e Super Robot Taisen. E em setembro, ao lado de Masaaki Endoh, até então apenas um de seus back-vocals, forma a dupla Koutetsu Kyoudai(ou Irmãos de Metal, em português), que tinha o objetivo de regravar antigas músicas de anime em foramto metal. A dupla conseguiu considerável sucesso, chegando até a ganhar um mangá próprio.
                                        A dupla Koutetsu Kyoudai fez tanto sucesso no Japão que até ganhou um mangá próprio.
O final dos anos 90, foi marcado pelo retorno triunfal da banda LAZY. Após acabar com as divergências, os 5 integrantes da banda voltam a ativa após 17 anos sem tocarem juntos, e o trabalho de retorno do grupo é justamente um anime song, “Ultra High“, o segundo encerramento da série Ultraman Dyna. Daí em diante, Hironobu Kageyama continua cantando em carreira solo, e também lança mais discos junto ao LAZY e com Masaaki Endo no Koutetsu Kyoudai, além de participar de mega-shows, como o Super Robot Spirits e o Super Hero Spirits.
No início dos anos 2000, os animesongs estavam perdendo espaço para as músicas J-Pop, que eram patrocidas por grandes gravadoras para serem tema de animes e live-actions. A intenção, seria utilizar o sucesso do anime para conseguir uma maior projeção da banda no mercado japonês. O problema, é que na maioria das vezes, as letras não tem nada a ver com o anime, o que acaba descaracterizando a obra. Em respota a isso, Kageyama forma em 19 de julho desse ano, a já lendária banda JAM Project (Japan Animationsongs Makers Project, ou “Projeto de compositores de temas de animação japonesa” em portugês), que reúne os maiores cantores de animesongs de todos os tempos. A primeira formação reuniu Ichirou Mizuki (o rei dos animesong’s), Eizo Sakamoto (considerado o maior cantor de metal do Japão),Rica Matsumoto (intérprete dos temas de abertura de Pokémon), Masaaki Endoh(já conhecido como o Leão dos animesong’s) e Hironobu Kageyama como band leader.
A banda atingiu o sucesso muito rapidamente, sendo alguns dos destaques do início da carreira as músicas “Soultaker”, “Crush Gear Fight”, “Hagane no Messiah” e “Kaze ni Nare“.
A partir de 2002, Kageyama, junto com Masaaki Endoh e Hiroshi Kitadani(intérprete da músicas “We Are” de One Piece), foma o grupo musical Trio Mangá, que faz turnês por todo o mundo cantando as principais músicas de anime, tokusatsu e games de todos os tempos.
Em 2005, Kageyama fez uma participação no tokusatsu “GARO — Kiba Ookami”, como dublador do personagem Zaruba. O JAM Project ainda gravou duas músicas da trilha sonora: “Fang Wolf Garo” e “Fencer of Gold
                                   Hoje, com nova formação, o JAM Project continua a conquistar novos fãs a cada nova música.
Hoje, Kageyama continua com os shows com o Trio Mangá e o com o JAM Project, que atualmente é formado também por Masaaki EndohHiroshi KitadaniMasami Okui (Utena, Yu-Gi-Oh, Slayers), Yoshiki Fukuyama (Macross Seven) e Ricardo Cruz (brasileiro que interpreta as versões brasileiras dos temas de Hunter X Hunter e Os Cavaleiros do Zodíaco). Além disso, juntamente com Masaaki Endoh, ele apresenta o “Anipara Ongakukan“, um programa de TV exibido na Estação Kids Channel que mostra performances ao vivo das músicas tema de animes e tokusatsu.
Hironobu Kageyama conta com mais de 800 animesongs em sua carreira, o que lhe rendeu o título de “Príncipe dos Animesongs“. É ele quem cuida da composição da maioria das músicas do JAM Project e adora tocar violão. 
No Brasil, Kageyama se apresentou pela primeira vem em 2003, ao lado de Akira Kushida no primeiro Super Friends Spirits, nome do do show anual que acontece dentro do Anime Friends (maior evento de cultura pop japonesa da América). A partir daí, Kageyama tem feito shows regulares no país. Um dos momentos marcantes do cantor, ocorreu no Super Friends Spirits 2007, onde o cantor fez questão de se apresentar, mesmo que três dias depois do evento ele teria de estar no Japão para comemorar seus 30 anos de carreira. Para comemorar essa data, a organização do evento lhe presenteou com uma camiseta da seleção brasileira com o número 30 escrita “Kageyama”.
                                 Kageyama fez questão de vir ao Brasil em 2007 durante a 5ª edição do Super Friends Spirits.
Foram os shows no Brasil que incentivaram o cantor a fazer a primeira turnê mundial da banda JAM Project. No DVD “World Flyght – No Border” o cantor chega a citar o Brasil enquanto fala sobre a turnê mundial. Todo esse carinho rendeu a banda o maior público fora do Japão em todas as apresentações da turnê.
Kageyama, atualmente com 49 anos, demonstra a cada show, mais jovialidade e vitalidade. Presenciar um show do cantor ao vivo, é uma experiência só comparada a própria experiência. Kage-chan exalta carisma e bom humor e faz de cada música um verdadeiro espetáculo.
                                                Kageyama já gravou mais de 800 animesong's.
Hironobu Kageyama, não é principe, não é um cantor, não é dublador ou apresentador de TV. É um exemplo de determinação a ser seguido por qualquer pessoa. Um profissional, que com muita paixão e dedicação chegou ao lugar mais alto que um artista pode desejar: um pontinho eterno no coração de cada fã.

Confira a entrevista exclusiva:





■ Rádio AniMiX: Fale um pouco sobre o começo de sua carreira com a banda Lazy. O que o levou a cantar na Lazy e como foi o retorno à banda 17 anos depois? O que mudou? Como estão os trabalhos na Lazy atualmente? 

Kageyama: A oportunidade de fazer o álbum Lazy foi de quando estava na escola, acho que até no primário. Eu e o guitarrista Akira Takasaki estavámos na época de estouro das Folk Songs no Japão, e resolvemos montar uma banda.

 


A banda se separou quando eu tinha 20 anos e voltou depois de 17 anos – quando eu tinha 37 anos - e o que mudou é que a banda se separou por imaturidade, diferentes gostos. Quando você tem 37 anos, você é mais maduro, aceita melhor o que o outro pensa. Todo mundo seguiu o caminho do sucesso e se juntou para seguir como adultos, foi essa a ideia do Lazy. A banda não faz mais trabalhos porque dois membros adoeçeram e morreram. 

 


■ Rádio AniMiX: Sendo já a sexta passagem pelo Brasil (em 2007 no Anime Friends, Kageyama ganhou uma camisa da seleção brasileira com seu nome escrito e o número "30" gravado, em homenagem aos 30 anos de carreira completos) o que mais gostou da cultura brasileira? Gosta de algum time de futebol?

Kageyama: Eu canto, no Japão, a música Kashiwa Raizo, que é um time de futebol, do qual Careca (antigo jogador brasileiro) foi técnico e conseguiu levá-lo à uma liga mais profissional. E como eu ia muito assistir aos jogos desse time e Careca fora um jogador do São Paulo, digamos que eu torço para esse time também. Eu tambem gosta de bossa nova. A música brasileira é dificil para um japonês tocar, mas adoro ouvir quando estou descansando. Quando ouço Nara Leão, a voz bondosa dela faz com que eu me sinta bem.

 


■ Rádio AniMiX: Ao que acha que se deve o sucesso de vocês e da cultura japonesa no Brasil? Acha que eventos de anime vão perder popularidade aqui e eventualmente deixar de existir?

Kageyama: Ainda não sabe, porque Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, fazem sucesso não só no Brasil, mas também fazem sucesso nos países que falam espanhol. Mas por algum motivo, só aqui no Brasil, Changeman é um grande sucesso. Eu não entendo!

 


■ Rádio AniMiX: Tendo gravado mais de 500 músicas, qual ou quais são especiais para você?

Kageyama: Se eu não tivesse gravado Cha-la-head-cha-la, talvez a minha vida não teria sido tão interessante.
Bom, eu venho ao Brasil porque Changeman faz sucesso, porque se eu não tivesse gravado Cha-la-head-cha-la, talvez eu nem fosse conhecido em outros países. Mas eu gosto mesmo é de todos as músicas.

 


■ Rádio AniMiX: Acredita que um programa como o "Anipara Ongakukan" faria sucesso aqui no Brasil? ("Anipara Ongakukan" é um programa de música apresentado pelo Kageyama no Kids Channel no Japão, voltado à animesongs)

Kageyama: Isso me asusta, não sabia! Faz mesmo sucesso aqui?!
Obs: Há algumas poucas pessoas que já conhecem o programa por aqui, por meio das antenas parabólicas, e assistem quando podem.

 


■ Rádio AniMiX: Como você acha que será o cenário dos animesongs nos próximos anos para o Jam e o que você quer para sua carreira daqui para frente?

Kageyama: Quero que o Jam fique maior e maior, e quero colocar membros mais novos na banda.

Quero compor mais e mais músicas, fazer letras e trabalhar. Minha relação com os animesongs vai durar a vida inteira. É isso que espero para a minha carreira! Minha missão é fazer com que as coisas fiquem grandes e famosas!

 








Um comentário:

  1.  JAM Project *--* adoro as músicas deles, e a voz dele é linda *-*

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*