Japoneses podem desaparecer em mil anos

Pesquisadores japoneses revelaram um “relógio populacional”, mostrando que a nação pode teoricamente ser extinta em um milênio por causa da baixa taxa de natalidade.
Os cientistas da cidade de Sendai afirmaram que a quantidade de crianças e adolescentes até 14 anos, que são agora 16,6 milhões, está encolhendo a uma taxa de uma a cada cem segundos.
“Se a taxa continuar diminuindo, nós poderemos celebrar o Dia das Crianças até o dia 5 de maio de 3011, quando haverá somente uma criança”, disse Hiroshi Yoshida, professor de economia da Universidade Tohoku e criador do relógio populacional.
“Mas, cem segundos depois, não haverá mais nenhuma”, completou. “A tendência é rumo à extinção, que começou em 1975 quando a taxa de natalidade caiu para menos que dois filhos por casal”.
O pesquisador teve a ideia do relógio para para encorajar “urgentemente” a discussão sobre o assunto.
Um outro estudo divulgado este ano mostrou que a população japonesa será reduzida a um terço de seus 127,7 milhões de habitantes ao longo do próximo século.
Projeções do governo mostram que a taxa de natalidade irá atingir 1,35 criança por casal nos próximos 50 anos, bem abaixo da taxa de substituição da população.
Enquanto isso, é esperado que a expectativa de vida, uma das maiores do mundo, suba de 86 anos em 2010 para quase 91 em 2060 para mulheres e de 80 anos para 84, no caso dos homens. Mais de 20% da população japonesa tem mais de 65 anos.
A situação acaba se tornando um problema para os governantes, que tentam encontrar soluções para pagar o número crescente de pensões.
Para se ter uma ideia da dimensão do problema, Kazuya Kondo, representante da fabricante de fraldas Unicharm, disse que a empresa já vende mais fraldas geriátricas do que fraldas comuns.

Fonte: Japão Online

2 comentários:

  1. Ulisses Lopes da Silva23 de maio de 2012 às 11:01

     A causa nem precisa explicar né: bundas robóticas que reagem a tapinhas, campeonato de masturbação, timidez, reclusão domiciliar, anime de romance entre crianças para homens, jogos de simulação de namoro, casamento com  "travesseiros do amor" ou videogames entre outros absurdos da nova cultura
     Ou eles inventam Anime Pillows e Nintendo DS que engravidam, ou vão ter que importar saroba 

    ResponderExcluir
  2. kkk Ulisses ... bom complicado hein =S

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*