Naruto - as lendas por trás do animê - Tengus

Bem este texto não foi modificado, é um texto grande mas muito explicativo sobre alguns fatos no Naruto, super interessante, mas como o proprio autor do testo diz no fim: isso ppde ser considerada até uma Fanfic.
Mesmo assim o objetivo aqui é mostrar o que está por tras do animê, e qual foi a base para cria-lo. Sem contar que dou mais importancia as lendas japonesas tradicionais!
Se quiserem podem procurar pelas imagens referentes ao mangá, no texto tem referencias a elas.
É um texto bem elaborado, para quem conhece varios animês e jogos vai perceber que varios elementos de lendas são usados neles. 
EX: Tengus aparece em - é um monstro do jogo Ragnarok Online, um monstro do jogo AdventureQuest Worlds, como boss [ultimo adversário] no jogo DOA2 Dead or Alive 2, Aya Shameimaru é uma tengu fotógrafa em forma de garota na série de jogos Touhou Project. Assume-se que Momiji Inubashiri, outra garota da série, também seja uma tengu, Eve Online, Tengu é o nome dado a uma espaçonave de terceira geração da classe Cruiser.
Um Tengu aparece também, na série de mangá Rosario to Vampire, retratado com uma mascára Tengu
Entre muitos outros.
Se caso alguém tiver susgestões de lendas em animês e outros por favor indique para futuras postagens!



Você que é super fã do clã Uchiha ou Hyuuga vai gostar de saber este segredo sobre o anime Naruto!
Mas vou logo avisando... O texto é bem grande! x_x'

Tengu são criaturas fantásticas do folclore japonês, uma espécie de duende cujas lendas possuem traços tanto da religião budista quanto xintoísta. Habitam florestas e montanhas. O traço físco mais marcante dos Tengu são seus longos narizes. A maioria deles também possui barba. Alguns Tengus têm cabeças de pássaro; estes eram tidos como grandes artistas marciais.

Acreditava-se que possuíam vários poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de forma, ventriloquismo, teletransporte e a habilidade singular de penetrar no sonho dos mortais. O Tengu é um guerreiro habilidoso, mas sua principal diversão é causar desordem. Eles gostam de pregar peças em sacerdotes budistas que incorrem no pecado do orgulho, as autoridades que usam seu poder ou sabedorias para adquirir fama e os samurais que se tornavam arrogantes. Algumas fontes consideram que pessoas que apresentavam esse tipo de mau comportamento é que se tornavam Tengu, ao reencarnar. Os Tengu antipatizam com aqueles que contrariam as leis do Dharma.

Nesse contexto vamos direto ao anime Naruto e a história que acredito ser um provável final para o anime que deixa muita coisa sem ligação...

O clã Hyuuga é um dos mais antigos clãs de Konoha. Eles estavam lá desde a fundação da vila oculta. Muitos anos atrás, uma garota Hyuuga se apaixonou por um forasteiro que não pertencia a vila. Ela decide se casar com o forasteiro mesmo indo contra o desejo de seu próprio clã. Mas esse homem não era um humano comum. De fato, ele nem sequer era humano. O nome dele era Sojobo. Ele era o rei dos Tengu.

Existiam dois tipos de Tengu, o Karasu Tengu (uma criatura parecido com um corvo, com asas e bico) e o Konoha Tengu (também conhecido como Yamabushi Tengu). Sojobo era um Konoha Tengu. Tinha um longo nariz, cabelos brancos e um par de asas negras nas costas. Como Rei dos Tengu, Sojobo possuía poderes místicos. Ele carregava um leque feito de folha Fatsia que podia criar uma tempestade (por isso as pessoas às vezes chamam esse tipo de folha de Tengu no Uchiwa ou Leque do Tengu). Ele podia teleportar a si mesmo ou qualquer outra coisa de um lugar ao outro. Ele podia até mesmo se comunicar telepaticamente ou invadir a mente das pessoas e levá-las à loucura. Além disso, Sojobo também era conhecido pela sua capacidade de mudar de forma. Ele às vezes se transformava em humano para interagir com as pessoas.

De qualquer jeito, essa garota Hyuuga estava apaixonada por Sojobo se casando com ele sem saber sua verdadeira identidade. Casaram-se logo que se conheceram. Um ou dois anos depois ela ficou grávida dando a luz ao seu primeiro filho. Sojobo deu o nome ao seu filho de Uchiha, Uchiha Madara, derivado de Uchiwa que significa leque. E claro que, como conhecemos, o leque se torna símbolo do clã mais tarde.

Tudo estava bem, Uchiha Madara logo cresceu e se tornou um Shinobi muito poderoso. Ele não só herdou a Kekkei Genkai de sua mãe, como também, a linhagem sanguínea do Tengu desenvolveu o Byakugan para uma forma ainda mais avançada - o Sharingan! A nova linhagem possuía dois níveis, o Sharingan normal e o Mangekyou Sharingan. Como o seu pai Tengu, Madara possuía alguns dons incríveis. Ele era capaz de usar telepatia para invadir a mente das pessoas e até mesmo se teleportar a curtas distâncias. Ao despertar o Mangekyou Sharingam (ele tinha o Sharingan normal ativado 24h por dia) seus olhos intensificavam seu poder e o deixava ainda mais perto de uma forma Tengu. Ele desenvolveu três Jutsus com o Mangekyou Sharingan, o Tsukiyomi (capaz de controlar a mente das pessoas e deixá-las loucas), o Amaterasu (capaz de teleportar objetos a outras dimensões) e o Susanoo (capaz de criar uma tempestade assim como a do Leque do Tengu).

• Você pode estar confuso quanto a isso: Quando foi definido que o Jutsu do Mangekyou Sharingam do Kakashi é o Amaterasu? Bem, isso nunca foi definido, é somente mais uma parte teórica. Para explicar melhor:

Amaterasu, Deusa do sol, divindade japonesa que vela sobre os homens e os enche de benefícios.
Tsukiyomi, o deus da lua, é irmão de Amaterasu, a deusa do sol e de Susanoo, deus do mar e das tormentas na mitologia japonesa. Tsukiyomi matou a deusa da comida e deixou sua irmã Amaterasu irritada com o fato, assim foi mandado por ela para substituir o deus morto. Porém, por prover comida de modos estranhos foi enojado pela irmã que o dá as costas para sempre e isso explica o fato do dia e noite nunca se encontrarem.
Susanoo se comportou mal de várias maneiras e sua irmã Amaterasu se retirou para uma caverna. A desgraça de Susanoo o redimiu por matar um dragão de 8 caudas com uma espada. Ele quebrou a espada dele cortando a cauda do dragão, mas outra espada apareceu, a qual ele deu para Amaterasu. Por fim, Susanoo se casou e eles e seus descendentes realizam feitos titânicos de procriação.

1 - Tsukiyomi - Deus da Lua

Lua cheia está sempre relacionada a insanidade em lendas urbanas. (Itachi usou o Tsukiyomi no Sasuke em uma noite de lua cheia. Coincidência? Ou algo bem planejado pelo Kishi?)

2 - Amaterasu - Deusa do Sol

Nosso Sol é uma enorme bola de fogo. Sua matéria pode distorcer o tempo-espaço produzindo um efeito ao seu redor que chamamos de gravidade (Na verdade, toda matéria pode distorcer o tempo-espaço a sua volta, por um certo alcance). Porém nosso Sol não tem massa o bastante para formar um buraco negro. Outras estrelas maiores podem, depois de sua morte (de uma forma espetacular chamada de explosão supernova).

3 - Susanoo - Deus da Tempestade

Nenhum Mangekyou foi associado a este ainda, porém é certo que aparecerá em breve no anime...

Ok, voltando ao contexto de Naruto:

Por causa de sua bravura e poder quase incomparável, Madara logo se tornou um herói aos olhos do seu povo, apesar do fato de que ele era apenas um adolescente na época. Ele se tornou amigo íntimo de Shodai e juntos se viram responsáveis pela proteção da vila. Madara fundou a primeira força policial de Konoha e jurou proteger seu povo com sua própria vida.

Mas coisas boas não duram muito. Quando Madara estava quase atingindo a fase adulta, Sojobo começou a revelar suas verdadeiras intenções. Ele não havia se casado com a garota Hyuuga por amor, ele estava apenas a procura de um corpo perfeito, um contêiner (provavelmente para conseguir maiores poderes), e chegou a conclusão de que a melhor maneira de fazê-lo era criando um corpo com seu próprio sangue. Sojobo planejava se apossar do corpo de Madara quando este se tornasse adulto. Não demorou muito para que Uchiha Madara se desse conta da apavorante verdade. Ele sentiu uma mistura de choque e raiva. Ele sentiu que estava sendo usado, mas não desistiria de seu corpo tão facilmente, pelo menos, não sem lutar. Mas Madara sabia muito bem que não importava o quão forte ele era, ele não tinha chances contra o Rei dos Tengu. Levado pelo desespero ele procurou pela lendária Bijuu - Kyuubi (o Deus do Fogo).

Kyuubi ficou muito impressionada com as habilidades de Madara. Um pacto secreto foi feito e Kyuubi concordou em emprestar seu poder e chakra a Uchiha Madara. Logo Madara havia controlado perfeitamente os Katon Jutsus e podia até mesmo conjurar um fogo negro que queimaria por 7 dias e 7 noites após utilizar o Amaterasu. Mas mesmo com esses novos poderes e fonte de chakra ilimitado da Kyuubi, Uchiha Madara enfrentou dificuldades para derrotar seu pai demônio. Ele não conseguiu matá-lo, porém cuidou para que ele fosse selado. No entanto, o selo utilizado era um selo muito especial. Para quebrá-lo seria necessário o chakra da Kyuubi e não apenas um, mas três Uchihas capazes de utilizar o Mangekyou Sharingan. Cada usuário do Mangekyou Sharingan deveria utilizar um dos Jutsus do Mangekyou Sharingan e quando os 3 - Amaterasu, Tsukiyomi e Susanoo - fossem combinados, o grande mal seria novamente libertado. Uma vez que era uma tarefa quase impossível, Madara pensou que seria o suficiente para selar Sojobo para a eternidade. Mas Madara não antecipou que este selo traria um massacre sangrento aos Uchiha décadas mais tarde...

Aqui eu desvio um pouco do assunto para falar sobre a amizade de Madara e Shodai. Quando Shodai descobriu sobre o pacto de Madara com a raposa demônio ele ficou furioso. Pensou que havia sido sede de poder que levou Madara até a Kyuubi. Madara não se explica a Shodai porque não queria que ninguém soubesse que ele era meio demônio. Conflitos começaram a surgir entre os dois que já haviam sido amigos tão próximos. A intensa hostilidade finalmente levou os dois a uma grande batalha no local que ficou conhecido como o Vale do Fim. Você pode duvidar que Shodai rivalizaria o MS e a Kyuubi combinados, mas não se esqueça que Shodai tinha o poder de suprimir o chakra da Kyuubi e seus Jutsus de escuridão e Suiton eram ótimos contra-ataques para o MS e Katon Jutsus respectivamente, mas isso não vêm ao caso.

Muitos anos se passaram desde que Sojobo foi selado. O sangue Tengu nos Uchiha já não era mais tão puro quanto antes. Ele foi gradualmente "diluído" por casamentos com não Uchihas através das gerações. Agora até mesmo o Sharingan normal só era conseguido pelos poucos da elite Uchiha, quanto mais o Mangekyou Sharingan. Mas a história negra do clã Uchiha foi esquecida. Um santuário tengu foi construído sob o Templo Nakano por alguns dos primeiros Uchihas para que todos os segredos do clã fossem mantidos (incluindo matar a pessoa mais próxima para despertar o MS que foi descoberto mais tarde). Uma vez que um membro do clã fosse julgado digno de confiança, ele seria nomeado guardião do santuário e a partir daí, proteger os segredos do clã de forasteiros se tornaria sua missão de vida. Os Uchiha consideraram essa história negra uma grande desgraça e prometeram proteger a glória e a dignidade de seu clã com suas próprias vidas, não se importando com o que poderia acontecer.

20 anos atrás, um novo membro nasceu na família Uchiha. Ele logo provou ser muito especial, até mesmo para os altos padrões dos Uchiha. Ele se graduou com as mais altas notas aos 7 anos de idade, dominou o Sharingan aos 8, aos 10 se tornou Chuunin e um líder de esquadrão Anbu aos 13. Seu nome era Uchiha Itachi. Quando Itachi foi escolhido para se tornar líder de esquadrão Anbu, seu pai Fugaku achou que aquela era a hora certa de contar a ele toda a verdade. Itachi aprendeu sobre o Mangekyou Sharingan e a origem do seu clã com seu pai. No fundo de sua mente, um pensamento malígno começou a se formar...

Uma noite, quando todos os homens do clã iria se reunir no local secreto, dois deles não compareceram. Itachi atraiu seu melhor amigo, Uchiha Shisui, até o rio Nakano e começou o seu horrível plano. Ele matou Shisui naquela noite e obteve o poder dos olhos amaldiçoados - Mangekyou Sharingan. No outro dia, quando as pessoas encontraram o corpo de Shisui, eles também encontraram um bilhete de suicídio. Mas claro que o bilhete não havia sido escrito por Shisui. Itachi copiou sua letra com o Sharingan para que parecesse um suicídio. O que estava escrito no bilhete foi na verdade os sentimentos do próprio Itachi.

Sempre vivendo com medo - medo de que as pessoas descubram os segredos do clã, medo de que as pessoas saibam que os Uchiha são na verdade descendentes de demônio - todos eles juraram levar esses segredos com eles para o túmulo. Essa foi a miserável vida de todos os Uchiha. Itachi estava cansado de tudo isso. Ele não via futuro para o seu clã. Ele não entendia o porquê de as pessoas se envergonharem do passado. Ele não entendia o porquê de as pessoas não enxergarem a sua superioridade em relação a humanos normais. Ele não entendia o porquê de as pessoas terem decidido selar tão grandioso poder ao invés de usá-lo. Itachi tinha perdido toda a esperança que tinha nos Uchiha por causa do caminho patético que haviam escolhido.

Desde o momento que Itachi ouviu sobre a origem do seu clã, lhe veio um estranho sentimento prazer e superioridade. Ele sentiu que era, de algum modo, mais especial que os outros. Então sua mente doente e distorcida foi ainda mais longe. Ele queria libertar o Tengu. Ele estava disposto a sacrificar o seu próprio corpo em troca, provavelmente, do maior poder que o mundo já havia visto. Ele estava pronto para oferecer seu corpo ao Rei Tengu.

Logo Itachi havia colocado seus planos em ação. Quando tomou conhecimento dos planos da Akatsuki de capturar os Bijuu's, ele resolveu se juntar a eles. Ele precisava da ajuda da Akatsuki para conseguir o chakra da Kyuubi. Mas isso não é tudo. Itachi ainda tinha que achar mais dois usuários do MS. Depois de um tempo ele descobre um outro usuário do Mangekyou Sharingan que concorda em ajudá-lo com seu plano. Agora, tudo que ele precisava era do terceiro e último usuário do Mangekyou Sharingan...

Em uma noite de lua cheia, o sangue Tengu dentro de Itachi finalmente desperta e ele havia perdido completamente a sanidade. Ele matou seu clã todo, incluindo seus pais. Então ele espera que seu pequeno irmão Sasuke volte para casa. Ele queria que Sasuke seguisse o caminho que Itachi havia construído para ele. O caminho de um vingador...

Coincidências? Talvez, mas minha tendência é pensar de outra maneira. De qualquer maneira, aqui estão:

1 - Estátua dos Tengu no capítulo 314 de Naruto Shippudden:


Konoha Tengu (Esquerda) e Karasu Tengu.
2 - Capítulo 181 de Naruto:

Existem 5 katakanas naquele pergaminho: テングウチ que quer dizer Tengu Uchi. Deveria haver mais um abaixo que seria wa ou ha.

3 - É dito que os Tengu provêm do primordial deus japonês dos mares e tempestades Susanoo. Susanoo era irmão de Tsukiyomi e Amaterasu.

4 - Parede do Santuário Uchiha:


Tengu Geta:

Estando em um pé, significa que um pássaro se sente confortável e seguro no ambiente em que se encontra. Um pássaro seguro dorme sobre um pé.
O Tengu não é exatamente um pássaro, mas é algo semelhante (Nota de tradução: o Tengu é "Bird-Like", ou seja, é como um demônio baseado em um pássaro.) portanto devem ter comportamentos semelhantes. A imagem na parede pode implicar que o Tengu está dormindo ou em um estado "inativo" por estar selado.

5 - Ás vezes os Tengu aparecem em gravuras com uma flauta e uma cabaça mágica com saquê infinito:

6 - A imagem nas paredes do Santuário Uchiha representa a junção do Tengu com o clã Hyuuga?

Símbolo da família principal dos Hyuuga:

7 - Sasuke com o Tengu no Uchiwa, o Leque do Tengu e um bracelete já visto um pouco acima.

Não lembra do bracelete? Olha no braço do Konoha Tengu (Esquerda) de novo!

8 - Tengus são espíritos relacionados a aves, mais especificamente, corvos. Quando Itachi usa um Genjutsu em Naruto ele vira um monte de corvos:

9 - Capítulo 197, pagina 8 e 9:

Neji: Oito... Eu ainda não consegui ver o ultimo pássaro (corvo).
Talvez isso explique o porquê da garota Uchiha ter caído na transformação de Sojobo, ou talvez seja porque os poderes místicos de um demônio sejam demais para o Byakugan.

10 - As lendas antigas japonesas relatam que os clãs ninja descendiam de uma criatura chamada Tengu, um híbrido, meio-homem, meio-corvo, com o poder de alterar a natureza e a mente dos homens.

11 - Sasuke sobre um pássaro de "cabelo" branco com roupas:

Por que um pássaro de "cabelo" branco com roupas?

Créditos:

Yasha - Criador do texto original.
Grave, 4ghost e Kage no Yume - Os que inspiraram Yasha a fazer á teoria.
Drahan - Eu não gosto de me dar crédito mas dá um trabalhão traduzir isso tudo.. xD

Texto Original: The Dark History of Uchiha: The Bloodline of Tengu

Notas finais: Essa teoria é mostrada praticamente como uma FanFic... é óbvio que no mangá a história jamais vai ser exatamente como está aqui e como é uma história bem grande, eu mesmo não concordo com tudo que está aí mas é uma leitura interessante e fundamentada que pode conter algumas verdades, ou não. xD

Fonte: http://yuedanone.spaces.live.com/default.aspx
Cartoonados

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*