A eficácia do chá branco


Bebida ajuda a eliminar gordura corporal
 

Pesquisas: chá branco é importante
recurso no combate ao estresse

Primeiro, foi o chá verde que virou febre nas culturas ocidentais. Agora, é a vez de seu primo-irmão, que ficou famoso por suas qualidades terapêuticas: o chá banco.
Produzido na China, no Japão e na Índia, a bebida já está sendo comercializada em lojas de produtos naturais e suplementos nutricionais do Brasil. Rico em nutrientes derivados dos vegetais (fitoquímicos), o chá branco é feito à base de uma planta com nome científico de Camellia sinensis e da soja, associado ao colágeno hidrolisado, vitaminas e minerais. “Por ser menos processado, o chá branco conserva mais as suas propriedades que o chá verde”, explica a endocrinologista Monica Palmanhani.

Benefícios
Pesquisas recentes feitas pelo Instituto Linus Pauling, nos Estados Unidos, demonstraram a eficácia do chá branco contra processos com estresse oxidativo aumentado, como catarata, artrite, algumas doenças auto-imunes, situações de baixa atividade imunológica, como a gripe, por exemplo, entre outras. Além disso, ajuda a retardar o envelhecimento. “O chá branco apresenta alta concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento”, afirma Monica.
Como toda bebida com alto teor de cafeína, o chá branco também acelera o metabolismo – mas, pode causar insônia se consumido à noite –, é diurético e ajuda a eliminar a gordura corporal. Mas não se iluda com o mito de que beber chá, seja ele branco, seja verde, emagrece. “Nada substitui a famosa dupla ‘dieta e exercício físico’ no combate à obesidade, por exemplo. O chá branco é apenas mais uma substância que pode auxiliar no processo”, ressalta a endocrinologista.
 
Chá Branco x Chá Verde
Chá Branco
Chá Verde
Colheita: apenas 1 vez por ano
(folhas jovens)
Colheita: o ano inteiro
Leve processo de fermentação
(alguns tipos não são fermentados)
Semifermentado
Sabor adocicado
Sabor amargo
Custa em média R$ 16 (100 g)
Custa em média R$ 5,50 (100 g)
Semelhanças: Ambos ajudam a retardar o envelhecimento, a baixar os índices de colesterol, a acelerar o metabolismo e a queimar a gordura corporal.
Fonte: NippoBrasil

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*