Shuubun no Hi ( 秋分の日 ) – Equinócio de Outono no Japão


Shuubun no Hi ( 秋分の日 ) marca o início do Outono no Japão. É uma data muito esperada pelos japoneses, que a cada ano sofrem mais e mais com o verão sufocante. A data varia de ano para ano, mas geralmente acontece entre 22 e 24 de Setembro e é considerado um Feriado Nacional.

Nesta época do ano, além dos dias ganharem temperaturas mais agradáveis, o Japão oferece uma paisagem deslumbrante, num misto de cores amarelo e vermelho. O dia e a noite entram em equilíbrio, com 12 horas de noite e 12 horas de dia.
O Shuubun no Hi, para o japonês não significa apenas a passagem de uma estação para outra.



Existem algumas tradições antigas, conservadas até os dias de hoje, que são realizados pela população. Uma delas é a visita à túmulos de seus ancestrais, onde a família deixa “oferendas” como flores, incensos e comidas como ohagi (Massa de feijão azuki recheada com arroz doce).
Para evitar o congestionamento nos cemitérios, os japoneses, muitas vezes fazem essa tarefa no “Higan”. Higan é o período em torno do Shuubun no hi, mais especificamente, 3 dias antes e 3 dias depois. É uma palavra originária do budismo e significa literalmente “para alcançar a outra margem”.


Para os budistas, isso significa que é a época de homenagear os mortos, assim como o Bon Odori e Tooro Nagashi. Higan também significa, as mudanças climáticas que acontecem na mudança das estações.
Além de visitar os túmulos dos familiares, os japoneses também participam de festivais em Templos ou Santuários locais. Em muitos, pode-se observar a presença de algumas barracas de comida.
Enfim, Outono é época de celebração e alívio para o povo japonês, cansados do calor intenso e da preocupação constante com os taifus (furacões). Agora é época de renovar o guarda-roupa e investir no vestuário de inverno que logo também está por vir!


By: Japão em Foco

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*