Sombrinha Lolita ~ Tutorial

Olá minna-san.. Voltei só agora para trazer um especial de como fazer uma sombrinha Lolita, no meu caso eu fiz uma no estilo Gothic Lolita, também usei como base o tutorial da Oficina da Cena, mas vou escrever aqui como eu fiz e colocar minhas observações e comentarios pessoais!

  • Material
Primeiramente tente visualizar como você quer que fique sua sombrinha, cores, babados, acessorios, etc. Faça um desenho, ou procure na internet alguns estilos e designs no qual você possa se basear, sendo assim, eu escolhi:

1 metro de renda preta
1 metro de bember
1/2 metro de tricoline
1 esmalte preto
fita de cetim


Coments 1 - a renda tem varios tipos, estilos e estampas, é só escolher a que mais lhe agrada, outra coisa, é que a renda é chata de trabalhar pois ela estica.
O bember é um tecido bem liso, transparente, dificil de ficar dobraduras de amaçados, tecido sintetico mas muito barato.
Tricoline é tecido de algodão, ficilmente fica com marca de dobradura, escolhi porque gosto dele para fazer laços e babados.

  • Como fazer
Use aquele guarda-chuva infantil, vai ficar mais delicado!
A primeira coisa a fazer é retirar os pinos e retirar o pano da armação...

Abra o tecido do guarda-chuva e tire um molde do formato de um dos triangulos, o ideal é usar um papelão ou algo parecido, no meu caso eu não tinha nada do tipo disponivel para fazer isso, então eu simplesmente posicionei o bember em cima e risquei com giz. (é ariscado, pois não é um molde exato) Após esse eu fiz o mesmo com a renda e cortei.



OBS 2 - Eu risquei no formato certo e na hora de cortar eu aumentei 1cm de cada lado, pois nesse 1cm é onde eu vai passar a maquina de costura, se não houver uma "borda" na hora em que você costurar as 8 partes, vai perceber que cada triangulo vai fica menor do que o original, e não queremos erros não é ^.^!!

  • Costura
Para quem é iniciante na costura (assim como eu) faça da forma mais simples possivel, não tente complicar ok! Então para costurar as partes eu coloquei sobre a mesa um pedaço do bember e da renda em cima, depois coloquei um pedaço de renda e por ultimo outro bember, coloque alfinetes para segurar os tecidos e costure.


Coments 2 - varias vezes tive probleminhas na hora de costurar, primeiro pelo "molde" não fico exatamente certinho, e também como eu citei antes esses dois tecidos são lisos, então da certo trabalho mexer com eles.

Após costirar todas as partes, verifique se tem alguma falha, tecido solto, tamanho dos lados estão todos iguais, essas coisas.... Também passei a costura nas bordas para segurar melhor!


Coments 3 - minha maquina de costura é simples, então foi tudo feito no ponto reto!


  •  Ultimos Retoques
Agora para finalizar falta o babado, para quem não sabe como fazer pode da uma olhada na internet e veja alguns exemplos de babados e como faze-los.
Eu usei o tricoline para faze-los e por incrivel que pareça a medida deu perfeitamente certo, não sobrou retalhos.


OBS 3 - Eu fiz as medidas baseada no que eu achei que ficaria melhor nas bordas da sombrinha, as minhas medidas foram 17cm, 8cm é o tamanho final, 8cm é o verso e 1cm a mais para passar a costurar.

Sempre que for fazer esse tipo de babado franzido tenha em mente o tamanho que ele vai ter, então corte o tecido com o dobro escolhido e mais um cm para a costura. Dobre o bem, para fazer marcas nela.
Passe a costura reta e do jeito que costure frente e verso.

OBS 4 - Caso você mesma for costurar, use um ponto aberto e afroxe a rosca por onde passa a linha, assim vai ser mais facil na hora de franzir o tecido, pois é só puxar uma das linhas.

Coments 4 - Tenha em mente que seu tecido vai no minimo diminuir pela metade com ele franzido, então eu tive que ajustar ele ao maximo para dar a volta na estrutura da sombrinha, então no meio metro de largura e 1 metro de comprimento deu 3 faixas na medida que citei antes e deu certo e ainda sobrou uma faixa menorzinha.

Na imagem acima a faixa de tricoline ja esta franzida, e ali eu estou costurando na borda da estrutura que montei com renda e bember.


Coments 5 - Foi por isso também que serviu passar uma costura nas bordas anteriormente, pois assim se tem uma forma de localizar melhor e prender melhor o babado.

Para completar a pequena faixa que sobrou do tricoline, eu também fiz um babado franzido e coloquei na ponta da sombrinha, por ultimo (com um pedaço de tricoline que já tinha antes) eu fiz um laço grande, serve tanto para deixar na sombrinha fechada quanto em cima dela aberta.







  • Acabamento
Uma dica para quem tem ou não os equipamentos de costura, antes de colocar na armação, passe as bordas (dentro da estrutura onde foi costurado as 8 partes) na overlock, essa maquina vai cortar e fazer o acabamento ( é o mesmo tipo de costura que você ve nas roupas)
Caso você não tenha uma maquina dessas em casa, simplesmente leve na costureira, com certeza ela vai cobra pouco por isso.

Outra coisa, antes de terminar tudo, passei o esmalte preto nos pinos (que eram rosa) por causa do babado eles ficam escondidos mas o maior que vai na ponta de cima não... e também passei esmalte no gancho da sombrinha, pois por incrivel que pareça esmalte é a unica coisa que fixa no plastico, tem em diversas cores e sai mais barato do que uma tinta especifica para plastico.

  • Resultado Final
Encaxei a estrutura de tecido na armação, em cima fica certinho uma abertura redondinha, caso fique largo é só pegar uma linha e agulha e passe uma costura a mão para não ficar largo e escorregar pela armação.

Encaixe o pino superior bem firme, uma dica é colocar cola de contato dentro do pino (faça isso só se tiver certeza de que não quer retirar mais esse pino). Os pinos menores é só costurar nas pontas, eu costurei em baixo do bordado para não aparecer mesmo.

Após tudo estiver encaixado, abra sua sombrinha XD...








OBS 5 - Não esqueça de costurar um ou dois fios (pode ser de cetim) para fechar a sombrinha.. normal como todas as outras.

Bem fica ai um dos mais bonitos acessorios lolita, sua a sua imaginação e faça um também, use cores diferentes, temas, etc... Leva um dia inteiro para fazer, mas eu levei três dias para terminar, pois todos temos outras obrigações.

Coments 5 - os preços gastos nos tecidos, no guarda-chuva, é tudo subjetivo, pois pode varias muito de um local para outro, mas levando em consideração que uma sombrinha dessas é dificil de achar para comprar, e as que se acha não sai por menos de 100 reais (a não ser que seja uma usada ou velha)


  • Gastos
Sombrinha - 20 reais
Renda - 15 reais
Bember - 2,50
Tricoline - 6 reais
Fita de cetim - 1 real
Esmalte - 2 reais

Total = R$ 46,50

Espero que tenham gostado da dica, qualquer duvida deixe nos comentarios e se tiverem uma sugestão para tutorial deixe nos comentarios também!!



Um comentário:

  1. Linda!!! Farei uma para mim, só q será rosa!! Adorei

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*