O famoso trem-bala do Japão, Shinkansen 新幹線

Shinkansen com o monte fuji ao fundo.

Se tem uma maneira rápida e prática de se viajar entre os estados do Japão, é com o shinkansen (新幹線). Este trem tem a fama por ser rápido e seguro, conhecido e admirado por quase todo mundo, eu antes de vir para o Japão sempre tive a vontade de viajar de shinkansen, já tive a oportunidade e realmente achei incrível.
Antes de eu vir para o Japão, só tive a oportunidade de andar uma vez de trem, nada muito confortável mas foi bem interessante na idade que eu tinha, foi uma viagem para o litoral com um trem que cortava a serra do mar, depois que cresci um pouco fiquei sabendo mais sobre metrô e até que ouvi falar sobre o tal trem-bala, depois disso se tornou um sonho de consumo viajar a bordo de um, nem de avião queria mais viajar, a idéia era fixa, Shinkansen! Quando cheguei no Japão era Novembro, e logo tinha um feriado pela frente, o shougatsu(正月), feriado de ano novo, e tinha uma amiga do meu tio que morava em Tóquio que em todos os feriados ele ia para lá, e eu como tinha acabado de chegar fui pra lá também, lógico, de Shinkansen!
Primeiro eu tinha que ir até Nagoya de trem comum para depois pegar um Shinkansen até Tóquio, até tudo bem, mas e na hora de comprar o bilhete fiquei com muita dúvida, apesar de ter recebido as devidas intruções, pra mim recém chegado no Japão foi bem complicado. Primeiramente você precisa escolher entre vagão com lugar reservado, que é como se estivesse comprando uma passagem aérea, ou vagão sem assento reservado, pode sentar onde quiser, e naquela época ainda tinha um vagão que podia fumar, hoje já extinto. Se você optar por reservar o lugar, ainda vai ter que escolher o trem, ai vai ter que ficar de olho no painel para não perder o trem, mas isso é fácil, tudo bem organizado, com nomes e horários bem corretos, bem, fácil se você souber ler. Veja a imagem:
Lista de horários do shinkansen

É só seguir para a plataforma indicada e esperar o horário, o legal é que são muito pontuais. Caso você tenha reservado o assento, vai ter que ficar de olho no numero do vagão também:
Número do vagão circulado em vermelho.

Se você escolher por assentos livres, jiyuuseki(自由席), pode pegar qualquer um que pare na plataforma e vá para onde deseja, porém vai ter que escolher entre três tipos, kodama(こだま), nozomi(のぞみ) ou hikari(ひかり), a diferença entre eles é, kodama vai parando no meio do caminho, nozomi é tipo um expresso que para em poucas estações, e o hikari vai direto, sim, o tempo de cada um também varia, de hikari o percurso entre Nagoya-Tóquio é de umas 3h, o nozomi demora aproximadamente 3h e meia e o kodama quase 4h.
O interior do shinkansen é uma maravilha, parece um avião, não, é melhor que um avião, tem espaço de sobra para as pernas e a poltrona também é reclinável.
Interior do shinkansen.

O interior varia de acordo com a classe do vagão e a série do shinkansen, mas no geral todos se parecem.
Tem até venda de comida e bebidas dentro do shinkansen, como as viagens costumam ser longas, sempre passam carrinhos vendendo obentou, suco, cerveja, jornais, revistas, etc.
Carrinho de vendas dentro do shinkansen.
 
Para o serviço ser melhor só faltou ganhar coberta e traveseiro.
E a velocidade? É realmente incrível, 300km/h e você nem percebe, se você olhar para o horizonte parece estar viajando lentamente, mas se olhar para a paisagem ao lado não vai reconhecer nada, quando um shinkansen cruza outro, em um segundo ele está na sua janela, no outro já passou.
Faz tempo não viajo de shinkansen e espero que em breve eu arrume um motivo para viajar novamente com este trem.
Ah, falando em shinkansen, já tem um novo fazendo testes, ele chega a 500km/h, quem sabe em breve eu vá experimentar ele, vejam o vídeo de apresentação.


Abraços!

PS: postado originalmente no meu blog Vida Nipônica, mas gostaria de compartilhar essa experiência por aqui também.

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*