Donburi

Donburi (どんぶり?), literalmente tigela, freqüentemente abreviado para "don", é um prato japonês de arroz na tigela, contendo peixe, carne, vegetais ou outros ingredientes parecidos juntos, servidos em cima do arroz. Este prato é servido em um vasilhame que também é chamado de donburi. O molho fervente varia de acordo com a estação, ingredientes, região e gosto. Um molho típico pode consistir de dashi misturado com shoyu e mirin. A proporção varia, mas normalmente adiciona-se três ou quatro vezes mais dashi do que shoyu e mirin. Para o oyakodonburi, recomenda-se misturar o dashi com shoyu light, shoyu tradicional e açúcar. Já para o gyudon, é recomendável misturar água com shoyu tradicional e mirin. Em muitos restaurantes, o termo "donburi" aplica-se a quase todo tipo de comida, especialmente peixe cru fatiado, servido em cima do arroz, como mostra a lista abaixo. 

Variedades de donburi

Gyudon
Katsudon
O donburi japonês tradicional inclui o seguinte:
  • Gyudon (牛丼 ): carne e cebola no arroz.
  • Tendon (天丼): tempura de camarão e vegetais no arroz.
  • Unadon (鰻丼): unagui kabayaki (enguia grelhada) no arroz.
  • Tamagodon (玉子丼): ovos mexidos com molho adocicado no arroz.
  • Oyakodon (親子丼): frango desfiado, ovos e cebola no arroz.
  • Katsudon (カツ丼): empanado frito de porco (tonkatsu), cebola e ovos no arroz.
  • Tekkadon (鉄火丼): fatias finas de atum cru sobre o arroz. Uma versão apimentada também existe, adicionando-se uma mistura de ingredientes apimentados, um molho apimentado de laranja ou ambos (pode-se adicionar cebolinha).
  • Hokkadon: fatias finas de salmão cru sobre o arroz.
  • Negitorodon (ネギトロ丼): toro (atum gordo) ralado e cebolinha no arroz.
  • Tenshindon or Tenshin-han (天津丼 / 天津飯): uma especialidade nipo-chinesa, consistindo em uma omelete de carne de caranguejo no arroz.
Donburi pode ser feito com quase qualquer ingrediente, incluindo sobras de alimentos. Restaurantes chineses baratos no Japão frequentemente servem chūkadon (中華丼) ougomoku-chukadon (五目中華丼?), legumes fritos variados com carne em cima do arroz, dentro de uma grande tigela. Não pode ser considerado um prato tradicional japonês nem chinês. Esse prato mostra a popularidade do donburi no Japão.


















Donburi de carne de porco e repolho (2 pessoas)

360g de costela de porco sem osso
1 litro de água
8g de dashi kombu
2 colheres (sopa) de saquê
bulbo central de 1 cebolinha grossa

tempero:
60ml de shoyu
60ml de saquê
30g de açúcar
120ml a 150ml do caldo do cozimento da carne
20g de gengibre

guarnição:
200g de repolho
1/2 cebola
1 colher (chá) de óleo
1 dentinho de alho
sal e pimenta do reino à gosto ou 2 colheres (sopa) do caldo do tempero

arroz branco cozido
1 colher (chá) de gergelim preto

parte de fora do caule da cebolinha grossa

Corte a parte branca da cebolinha grossa em nacos de 5cm. Faça um talho no comprimento e retire as folhas brancas de fora. Estique essas folhas e corte em tirinhas bem finas. Deixe de molho em água por alguns minitos e depois deixe secando numa peneira. O bulbo que sobrou dos nacos, que tem cor verde-amarelada, será usado no caldo do cozimento da carne. Lave o pedaço de gengibre e corte em fatias de 1/2cm com a casca.
Deixe o dashi kombu de molho em 1 litro de água por 30 minutos. Retire o kombu, junte o saquê e leve para o fogo. Quando esquentar, coloque o pedaço de carne e os bulbos do meio da cebolinha e espere aferventar. Diminua a chama e deixe cozinhando por 10 minutos.
Numa panela de pressão, coloque o shoyu, o saquê, o açúcar, o gengibre e o caldo do cozimento da carne. Coloque a carne, feche a panela e leve ao fogo. Quando começar a chiar, deixe por 15 minutos. Retire a pressão e abra a panela. Vire a carne, pois o caldo não chega a cobri-la por inteiro, e tampe novamente. Leve ao fogo e conte mais 15 minutos depois que chiar. Uma observação, o tempo de cozimento pode variar, por isso dê uma verificada na primeira vez que abrir a panela se a carne está muito dura ou não.
Depois de cozida, corte a carne em fatias de mais ou menos 1 a 2 cm e coloque de volta no molho. Aí que você pode deixar esfriar e levar à geladeira para retirar a gordura depois. Depois disso, leve a carne para aquecer novamente.
Refogue o alho no óleo, junte a cebola fatiada e o repolho cortado em tiras não muito finas. Tempere com sal e pimenta ou use um pouco do caldo do tempero.
Misture o gergelim no arroz quentinho e coloque nas tigelinhas. Cubra com repolho refogado. Coloque as fatias de carne em cima e enfeite com as tiras de cebolinha. Se quiser, sirva com karashi (uma espécie de mostarda japonesa).

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*