Imperatriz Michiko

Ela é plebeia e de formação católica. Tudo levaria a crer que Michiko Shoda jamais poderia fazer parte da família imperial japonesa – o seleto grupo da humanidade por sua tradição milenar – e perpetuar o sangue da mesma linhagem nobre. Entretanto, ela aceitou o desafio, não sem enfrentar muitas maledicências por parte daqueles que desejavam alguém da nobreza como consorte do príncipe herdeiro. Michiko, apesar de sua formação baseada em escolas católicas do primário até a universidade – ao passo que a família imperial sempre viveu na crença xintoísta –, encarou os desafios da vida imperial com sua inata firmeza de caráter e retidão, correspondendo ao apoio e ao amor do príncipe Akihito, o atual imperador Heisei.


Cronologia
• 20/10/1934 Nasce a imperatriz Michiko, em Tóquio, como filha primogênita de Eisaburo Shoda, que trabalhava na empresa de seu pai, Nisshin Seifun.
• 1944 Durante a Segunda Guerra e os bombardeios aéreos sobre Tóquio, Michiko é mandada para o interior, passando por algumas escolas primárias até voltar a Futaba Gakuen, escola católica. Após sua formatura, ela estuda do curso ginasial até a faculdade na Escola Feminina Seishin, também de origem católica.
• 1957 Na formatura da faculdade de Letras (curso de Literatura Inglesa), ela é a oradora, representando a turma de formandas. No mesmo ano, conhece o príncipe Akihito em um torneio de tênis em Karuizawa. Em novembro, vem a notícia da secretaria da Casa Imperial sobre a decisão de receber a plebéia Michiko Shoda na família imperial como consorte do príncipe herdeiro. Logo, Michiko conquista a simpatia do povo. O noivado provoca o que se chamou de Mitchi boom – todas as jovens querendo imitar desde o corte de cabelo até os trajes usados pela princesa Michiko.
• 10/4/1959 Realiza-se o casamento de Michiko com o príncipe herdeiro Akihito.
• 10/4/1960 Nasce o atual príncipe herdeiro, Naruhito.
• 1965 Nasce o príncipe Akishino.
• 1969 Nasce Sayako, a filha caçula. Michiko muda o costume da Casa Imperial de deixar os filhos aos cuidados de ama-de-leite e babá, criando ela mesma todos os filhos, provavelmente, por ter ouvido de seu marido sobre a solidão de crescer separado dos pais. Mais tarde, todos os filhos da imperatriz Michiko se casam com plebeus, refletindo a época atual, ou seja, uma sociedade mais livre e sem fronteiras.
• 7/1/1989 Com a morte do imperador Showa e o empossamento do príncipe Akihito como imperador do Japão, Michiko torna-se imperatriz, iniciando-se a Era Heisei. O casal visitou o Brasil três vezes: em maio de 1967, em junho de 1978 e de maio a junho de 1997, em uma demonstração de grande simpatia e carinho pelos nikkeis do País.

Fonte: NippoBrasil

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*